Em Marabá, duas agências são fechadas em uma semana por covid-19

0

As agências do Banpará e Santander em Marabá fecharam devido a confirmação de casos de Covid-19 entre funcionários

Na última segunda-feira (13), a agência do Banpará no município de Marabá, no sudeste paraense, foi fechada devido a sete funcionários apresentarem sintomas de covid-19. E na sexta-feira (17) a agência do Santander também foi fechada, com cerca de quatro casos positivos do novo coronavírus.

No Banpará, pelo menos 2 não vacinados

A agência do Banpará realizou desinfecção da unidade no mesmo dia em que fechou e reabriu ao público no dia seguinte, na terça-feira (14), e realizou testagem para Covid-19 em todos os seus funcionários, foram identificados sete casos positivos. Os bancários que testaram positivo para o vírus foram afastados para tratamento, mas não irão trabalhar em home office, pois o banco não tem intenção de adotar esse sistema.

Na agência tinham dois funcionários que não estavam vacinados e que testaram positivo para Covid-19. O Banco do Estado também não adota o sistema de home office para todos os funcionários, o que acontece é o afastamento de funcionários como gestantes e pessoas que apresentem doenças raras, e o planejamento do banco é continuar em sistema presencial, de acordo com as normas de segurança na pandemia

Já o Santander realizou a desinfecção de sua agência nesta segunda-feira(20). E os casos foram identificados na sexta-feira(17). A agência não funcionou na sexta, e pretende reabrir ao público nessa terça-feira (21). O banco também realizou a testagem de seus funcionários, identificando 4 casos positivos, sendo os mesmos afastados. Já os casos negativos retornaram após a higienização da unidade. Todos os bancários do Santander em Marabá estavam devidamente vacinados para o novo coronavírus, e ainda não sabemos se o Santander irá adotar o home office para esses funcionários.

O procedimento é só esse, desinfectar a agência, testar os funcionários e os que testarem positivo ficam em casa, os que testarem negativo voltam no outro dia depois de higienizarem a agência. Infelizmente não há mais nada a fazer e essa é a normativa dos bancos”, afirma Welington Araújo, diretor do Sindicato na subsede de Marabá e funcionário do Banco do Brasil.

Situação preocupante

De acordo com os dados do boletim de covid da prefeitura de Marabá, o município enfrenta um aumento de casos de Covid-19 nos últimos 15 dias. A procura por leitos em casos de coronavírus lotam o Hospital Municipal de Marabá (HMM), que atualmente tem cerca de 90% dos leitos de UTI ocupados e um total de 481 óbitos registrados.

Vale ressaltar que, em Marabá, apenas 169 mil pessoas estão vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 80 mil tomaram a segunda dose, conforme aponta o vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde do Pará – SESPA. A terceira está liberada para pessoas acima de 18 anos, com intervalo de no mínimo 5 meses da segunda dose, mas esta dose de reforço chegou a apenas 3 mil marabaenses.

Pedimos aos colegas bancários de Marabá que ainda não estão vacinados, que por favor vacinem-se, não deixem de se cuidar, não é um momento de abrir mão das normas de segurança, da proteção e colocar a vida em risco. Não temos 100% da população vacinada, o vírus está presente e continua circulando, principalmente nas agências bancárias, então é muito importante que todo mundo se cuide para evitar óbitos”, apela a diretora do Sindicato na subsede Marabá e funcionária do Banpará, Heidiany Moreno.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.