Encontro virtual elege delegação do Pará ao 31º CNFBB

0

Atividade marca o início da Campanha Nacional 2020 no Banco do Brasil e garante paridade de gênero na delegação que irá à etapa nacional

O 12º Encontro Estadual dos Funcionários e Funcionárias do Banco do Brasil no Pará foi realizado pelo Sindicato dos Bancários na manhã desse sábado (27) e, pela primeira vez, de forma virtual, pelo aplicativo Zoom Meeting.

O evento teve a coordenação do presidente da entidade sindical e funcionário do Banco do Brasil, Gilmar Santos. A atividade totalizou 39 pré-inscrições, mas contou com a participação efetiva de 22 bancários e bancárias credenciados, de diversos municípios como: Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém, Altamira e Itupiranga.

Após a leitura e aprovação do regimento interno, houve debate entre os participantes sobre a conjuntura política e econômica, os impactos da pandemia do novo coronavírus no cotidiano da categoria bancária, as ameaças de privatização do Banco do Brasil e os reflexos dessa medida para a sociedade e para o funcionalismo da instituição, além da Campanha Nacional Bancária 2020 e as estratégias de organização da luta da categoria.

Defender o BB Público é estratégia central

O Encontro contou com as contribuições de Wagner Nascimento (Conselheiro Deliberativo da Previ), que falou sobre a importância de uma grande mobilização social em defesa do caráter público do Banco do Brasil.

Ele enfatizou que o discurso do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da economia Paulo Guedes e do atual presidente do Banco do Brasil Rubens Novaes, sobre a privatização do BB e de outros setores estratégicos para o país segue na contramão do liberalismo mundial, que tem orientado grandes potências capitalistas a reestatizar diversos segmentos estratégicos para a economia nacional, como o setor elétrico nos Estados Unidos, por exemplo, e essa lógica privatista tende a agravar ainda mais a recessão econômica brasileira.

“O discurso de Bolsonaro e do presidente do Banco do Brasil é contraditório, pois querem privatizar uma instituição bicentenária sólida, com governança forte, que já passou por diversas reestruturações, mas que continua lucrativa e essencial para o desenvolvimento nacional”, afirma Wagner Nascimento.

Ele avalia que a pandemia proporcionou um novo olhar da sociedade sobre o Banco do Brasil, pois a população tem percebido a importância dos bancos públicos para ajudar quem mais precisa nesse momento, no campo, na cidade, em todos os cantos do país.

Além disso, ressaltou que a privatização será muito prejudicial aos funcionários do BB, fato que afetará diretamente os empregos, a assistência de saúde pela Cassi e de previdência pela Previ.

“Muitos agricultores familiares, pequenos, médios e micro-empresários passam por dificuldades agora por falta de linha de créditos do Banco do Brasil que ajudem a população a manter seus negócios e a saúde econômica do país durante essa pandemia, por omissão da direção do banco e do Governo Federal. O funcionalismo do Banco do Brasil tem sido essencial nesse momento, mesmo com 32 mil funcionários em home Office, temos ajudado a manter a missão do banco. Precisamos construir uma grande mobilização em defesa do Banco do Brasil público, para além da categoria bancária, pois essa luta é do povo brasileiro”, destacou Wagner Nascimento, que concorre pela Chapa 1 na eleição da Previ, com apoio do Sindicato dos Bancários do Pará.

Outro convidado para o encontro foi João Fukunaga, integrante da Comissão de Empregados do Banco do Brasil. A participação dele, lá de São Paulo, foi prejudicada devido as dificuldade de conexão de internet, mas conseguiu fazer uma breve intervenção ressaltando a importância do acordo firmado com o Banco do Brasil na última sexta-feira (26), que garante o não descomissionamento de funcionários durante a pandemia, regularização do banco de horas negativo, dentre outros pontos que serão apresentados em assembleia virtual que será convocada pelo Sindicato dos Bancários do Pará nessa semana.

Encaminamentos

O evento encerrou com a aprovação de renovação do atual acordo, de propostas de novas reivindicações para a Campanha Nacional e de moções em solidariedade aos bancários, bancárias e milhares de brasileiros que perderam suas vidas para o coronavírus, em repúdio à omissão do Ministério da Saúde e do Governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia, e em apoio à Chapa 1 na Previ.

Delegação ao CNFBB

Confira a delegação paraense eleita para o 31º CNFBB, que será realizado dias 11 a 12 de julho, também em plataforma digital.

CHAPA – BB FORTE E PÚBLICO
Titulares:
1. Gilmar José dos Santos
2. Rafaela Carletto Geronimo
3. Miracildo Alves Lopes
4. Idene Gomes Araujo
Suplentes:
5. Wellington Araujo
6. Rosalina Amorim
7. João Paulo Machado
8. Rosangela Moraes Ramos

“Agradecemos a participação de todos e todas em nosso primeiro Encontro Estadual Virtual do Banco do Brasil. Fizemos questão de realizar ações desse tipo, em todo país, como forma de mantermos a construção dos nossos fóruns políticos e da Campanha Nacional de forma democrática e participativa. Sigamos mobilizados, pois todos e todas serão fundamentais para a vitória da nossa luta”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.