Nova presidenta da Caixa é empossada e Sindicato dos Bancários do Pará estava lá

0

Mulheres, bancárias da Caixa, sindicalistas. Nos 162 anos da Caixa, ambas viveram um momento único e de renovação no banco, após 4 anos sob risco de privatizações e denúncias de assédio sexual.

Rita Serrano é a quarta presidenta da Caixa e segunda de carreira, foi diretora da Fenae e representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da empresa, recebeu aplausos calorosos ao ressaltar que “a gestão pelo medo na Caixa acabou” e afirmar que os empregados “não fogem à luta” e vão ajudar a construir um novo Brasil.

Um desses aplausos era da Tatiana Oliveira, presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, que deixou o estado um dia antes da cerimônia de posse. “Estávamos em Caravana Bancária pelo sudeste do Pará, na mesma semana, e na quarta tivemos reunião da Comissão Executiva de Empregados da Caixa e quinta, representando todos os colegas da Caixa do Pará acompanhei de perto a posse da Rita Serrano com muita emoção e esperança de dias melhores para o funcionalismo e também para clientes e usuários, ja que Rita conhece de perto a realidade e o dia a dia, pois é empregada de carreira, representante dos empregados e empregadas no Conselho de Administração, visitou nosso estado em 2019 para um seminário em defesa dos bancos públicos e lançamento de um livro sobre o mesmo tema. A data da posse não poderia ter sido melhor, exatamente no dia em que a Caixa completou 162 anos, dia 12 de janeiro. A expectativa é de diálogo com o movimento sindical e o fim do assédio”, conta a dirigente sindical.

Humanizar as relações de trabalho, após “avassaladora política” de assédio na gestão do último governo, é um dos compromissos assumidos por Rita. Reorganizar o banco para cumprir com excelência o gerenciamento de programas de transferência de renda e do Minha Casa Minha Vida, ampliar a parceria com estados e municípios para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura, promover a inclusão bancária, avançar em tecnologia para oferecer melhores serviços e atendimento à população, buscar a rentabilidade do negócio com equilíbrio entre as operações comerciais e ações de inclusão, investir em projetos culturais e atuar em temas relacionados à sustentabilidade, são outras das diretrizes estabelecidas pela presidenta.

Ela acredita que só seria possível o convite a uma militante, empregada de carreira há 33 anos e dedicada à defesa da Caixa e dos empregados em um governo ousado, comprometido com a democracia, a igualdade e a justiça social. Ela agradeceu a confiança e o apoio de Lula e afirmou: “Sei que a minha missão não será fácil, mas o desafio de modernizar o banco para ampliar sua atuação no sistema financeiro e na melhoria de vida da população é auspicioso.”

Fiel às suas origens, Rita Serrano encerrou seu discurso de posse lembrando que os empregados da Caixa já provaram ao longo da história que não fogem à luta. “É tempo de alegria, de reconstrução, de futuro. Juntos e unidos, olhando para frente é o que vamos fazer aqui no banco e contribuir para um novo Brasil”, finalizou sob fortes aplausos.

“Voltar a sorrir”

Falando de improviso, Lula parabenizou Rita Serrano e afirmou que a escolheu por sua história e referência e disse que espera que ela dedique à Presidência da Caixa como se dedicou como empregada e militante política em defesa da empresa. “O Brasil cansou de tristeza, cansou de muito ódio, de muitas raivas e ofensas, temos o direito de voltar a sorrir, voltar a ser mais feliz, viver de forma mais fraterna e democrática. A Caixa tem um papel extraordinário ao atender ao país, pude ver no Minha Casa Minha Vida” afirmou ele.

O presidente anunciou que ainda neste mês, as obras do programa iniciadas no governo Dilma serão retomadas e entregues. “Temos casas para inaugurar que começaram no governo Dilma e ficaram paradas depois. Começamos, deixamos pensando o que os outros iam fazer, não fizeram, mas agora vamos inaugurar”, ressaltou.

Lula acredita que a empresa pode contribuir para construir uma narrativa diferente no país, onde os recursos destinados ao social, à saúde e à educação sejam vistos não como gastos, mas como investimento. Para essa missão, afirmou ter certeza de que poderá contar com a Caixa e seus empregados mais uma vez.

Parabéns, Caixa!

Pela manhã, teve ato-parabéns com direito a bolo em frente ao edifício Sede da Caixa em Brasília, na capital federal, que contou com a presença de vários bancários e bancárias, das presidentas do banco, do Sindicato dos Bancários do Pará, além da coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt que gravou uma mensagem especial para a categoria do segundo maior estado em extensão territorial do Brasil.

Fabiana estava acompanhada do pequeno Alexandre, filho dela , que tirava uma soneca no colo da mamãe na hora da gravação. “Oi colegas do Pará, nessa data de 162 anos da Caixa quero parabenizar todos vocês, porque quem constrói a Caixa todos os dias somos nós empregados, e a gente vai junto lutar pela Caixa 100% pública, e claro, ter condições dignas de trabalho pra todos e todas”.

Quem também deixou um recado parabenizando o funcionaismo do Pará foi a ex-diretora de Comunicação do Sindicato dos Bancários do Pará, Maria Gaia, que atualmente é diretora da Fetec-CUT/CN e representante dos empregados no Conselho da Funcef. “’Tô’ vindo aqui com vocês, meus caríssimos colegas do Pará, desejar um feliz aniversário pra Caixa, que é um aniversário nosso. São 162 anos da Caixa, mas é o nosso trabalho, a nossa luta em defesa da Caixa, é o nosso trabalho no dia a dia pra defender nossos direitos e pra atender a população; então o parabéns é nosso; nós somos responsáveis pelo sucesso e pela grandeza da Caixa”, destaca.

Leia também: Caixa: 162 anos de desenvolvimento e luta

 

Fonte: Bancários PA com Fenae

Comments are closed.