Pela democracia: bancárias e bancárias, do Pará, vão às ruas

0

Eram mais de 30.000 homens, mulheres, LGBTI+, crianças, adultos, idosos, famílias, das mais variadas profissões, mas movidas e unidas pelo mesmo desejo: democracia.

Substantivo feminino representado por quem mais uma vez organizou e chamou a manifestação do último sábado (20) em Belém: as mulheres.

A categoria bancária, outro substantivo feminino, se fez presente, em sua grande maioria por bancárias e bancários da Caixa, banco que também tem nome feminino.

Bancários e bancárias da Caixa agência São Brás

“Democracia, mulher, Caixa, todos esses substantivos femininos estão na mira de destruição de um plano de governo de um candidato machista, misógino, racista, preconceituoso, que faz apologia ao estupro e a tortura, por tudo isso que estamos aqui nas ruas para mostrar que não aceitamos o retrocesso e muito menos voltar aos anos de chumbo. Tudo que conquistamos até aqui, enquanto mulheres e bancárias, foi com muita luta, diálogo e disposição e assim seguiremos por um Brasil justo e igualitário, o que só é possível com a permanência da democracia, e que só um candidato defende e respeita”, defende a vice-presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará e bancária da Caixa, Tatiana Oliveira.

Não foi difícil de encontrar as bancárias e os bancários em meio à multidão, não somente pela faixa grande que empunhavam, mas pela mesma blusa que usavam e trazia no peito a palavra democracia; o desejo de todos e todas que saíram em caminhada do Mercado de São Brás até a Praça da Cremação em Belém.

“Basta ser mulher, trabalhadora, de uma instituição pública federal para não se enquadrar num plano de governo cheio de ataques e ódio a nós mulheres, trabalhadoras e da Caixa, uma das instituições, que o possível ministro da Fazenda, um banqueiro, já demonstrou a forte intenção em privatizar. Não tem como ficar apático, em cima do muro e muito menos apoiar quem quer tirar de mim tudo aquilo que consegui ralando pra caramba. Por isso voto quem me defende como mulher, trabalhadora e bancária”, desabafa a bancária, há 12 anos, da agência São Brás, Daniela Rocha.

Desde a semana passada, o Sindicato deu início a uma série de reportagens sobre os planos de governos das duas candidaturas e de que forma atingem a categoria bancária. Se você perdeu alguma, é só clicar nos links abaixo para conferir:

O segundo turno das Eleições 2018 é no próximo domingo (28), das 8h às 17h, em todo o Brasil. No Pará, cerca de 5.500.000 eleitores estão aptos a votar, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. É importante ressaltar que o eleitor deve levar um documento oficial com foto para realizar a votação. Além disso, para facilitar, é indicado que leve um papel com os números dos candidatos anotados. Para os eleitores que votarão obrigatoriamente através da biometria, existe a opção de baixar o E-Título e usar como identificação oficial.

 

Fonte: Bancários PA com TSE
Foto: Vera Paoloni

Comments are closed.