Recomeço em forma de reintegração: Bancária assistida pelo Sindicato está de volta ao trabalho

0

6 meses de espera, autocuidado, terapias e muito acolhimento até a reintegração da bancária do Bradesco, Natália Cavalcante. “Pra mim é um recomeço estar aqui; eu estou aliviada, fui bem recebida. Hoje eu estou com um sentimento assim, de satisfação mesmo e grata por toda a ajuda que tive, por eu estar aqui. Estou bem, me cuidei e hoje estou aqui de volta”, comemora feliz e no novo local de trabalho, a agência Presidente Vargas.

No ano passado, a bancária que trabalhava na agência Marajó foi demitida sem justa causa. “No dia que saí eu procurei logo o Sindicato, eu já conhecia as meninas e o Sindicato foi fundamental nesse processo até minha reintegração”, lembra Natália.

As meninas que ela se refere são as dirigentes sindicais e colegas de banco, Eliana Lima e Heládia Carvalho, ambas da diretoria de saúde do Sindicato. “Natália nunca teve motivos para ser demitida e nós sabíamos disso, assim como sabíamos que a agência em que ela trabalhava tinha um clima muito estranho, tenso; que sentimos logo quando entramos na unidade depois de um ato. Conversamos com os colegas e nos colocamos à disposição. Na semana seguinte, ela foi demitida e imediatamente procurou a gente e foi quando descobrimos que ela sofreu assédio moral. Durante esses seis meses acompanhamos todo o processo dela, mais precisamente em relação à saúde”, explica Eliana Lima.

O Sindicato emitiu o Comunicado de Acidente de Trabalho e orientou que Natália também procurasse um psiquiatra. “Ela já fazia terapia, mas só de conversar com ela percebemos que ela estava adoecida por conta do assédio moral sofrido, e que precisava de um acompanhamento multidisciplinar. Infelizmente essa é a realidade de muitos colegas que acabam sofrendo calados, sem procurar ajuda profissional, seja com a gente ou com o próprio canal de atendimento do banco, o Viva Bem; por medo de retaliação”, destaca Heládia Carvalho.

O Programa Viva Bem, disponível desde 2012, atende três frentes:

Viva bem equilíbrio. Canal específico para apoio emocional (Lig Viva Bem).

Viva bem saúde: Cuidado com a saúde física (conscientização e prevenção de doenças, vacinação, exames periódicos, etc.).

Viva bem em movimento: Promoção de bem-estar e autoestima por meio de descontos em academias e salões de beleza, eventos esportivos e infraestrutura para convivência e prática de exercícios, entre outros.

Os contatos do Viva Bem são 0800 701 12 12 e vivabem@bradesco.com.br, que têm sigilo garantido e funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana.

Assédio Moral: Diga Não, Denuncie!

Segundo levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), nos últimos cinco anos, o número de afastamentos nos bancos aumentou 26,2%, a maioria sequelas do assédio moral, que é pressão em forma de cobrança das metas abusivas. Enquanto no geral a variação foi de 15,4%. A variação entre os bancários foi 1,7 vezes maior do que a média dos outros setores.

“No ano passado lançamos uma campanha específica de combate ao assédio moral nos bancos, de forma a incentivar os colegas a denunciarem, a buscarem ajuda quando perceberem que estão sendo vítimas; o anonimato é sempre garantido. Além de darmos orientações, também emitimos CAT e acompanhamos o colega durante todo o processo tanto na saúde, quanto jurídico”, afirma Heládia Carvalho, diretora de saúde do Sindicato.

As denúncias de assédio moral podem ser encaminhadas para bancarioassediomoral@gmail.com ou pelas redes sociais e ainda Whatsapp Bancário (91) 98426-1399.

De volta ao trabalho, Natália deixa um recado aos colegas de banco e de outras agências. “Então às vezes a gente fica tensa, nervosa, não sabe o que esperar, mas eu estou bem, estou satisfeita; e acho que os bancários, as pessoas que trabalham nesse ramo têm que procurar ajuda se precisar. Tem que apostar no Sindicato, pedir ajuda do Sindicato, eu fui muito bem assistida, muito bem assistida mesmo e queria até agradecer também por isso”, reconhece a bancária.

 

Fonte: Bancários PA com Contraf-CUT

Comments are closed.