Resposta ao novo ataque da Afbepa: o Sindicato é democrático e a favor da categoria

0

Na última quarta-feira, dia 15.02.2017, a Associação dos Funcionários do BANPARÁ publicou em seu blog um texto, alegando que o sindicato está a favor do BANPARÁ e contra o funcionalismo.

Contudo, foi a AFBEPA quem moveu ação contra o funcionalismo, que decidiu, em assembleia, pela forma de rateio do saldo remanescente do plano. A conduta assumida pela associação não tem outra natureza a não ser desrespeitar a decisão soberana e democrática da maioria. Tantos os associados quanto os não associados.

No próprio texto publicado, a associação põe em dúvida a assembleia que decidiu pela forma de distribuição, ao alegar que:

Essa discussão começou em 2015, na Campanha Salarial, quando o Sindicato chamou assembleia dos funcionários para às 15h, horário incomum para um evento que decidiria a continuidade ou não da greve. Na assembleia, foi proposta a divisão de uma grande parte do dinheiro desse Fundo para todos os Empregados

Cabe ressaltar que o sindicato sempre respeitou as decisões e ideologias, não apenas das demais entidades representativas de classe, mas também dos empregados que comungam de ideais diversos, desde que respeitem a soberania da maioria e as decisões embasadas na democracia, na publicidade e na transparência.

Em que pese, como alegado pela associação, o regulamento preveja a distribuição do plano entre os patrocinadores, a assembleia que aprovou o rateio igualitário entre os empregados foi formada não apenas pelos empregados associados, mas também entre os não associados e patrocinadores do plano. Tal situação apenas ratifica o respeito do Sindicato dos Bancários do Pará pela democracia. Pela decisão emanada pela maioria. Sendo associados ou não, sendo de ideologia diversa ou não.

A partir daí, cabe ser realizada a seguinte indagação: Quem realmente trai a classe trabalhadora? Quem apoia a decisão da classe ou que ajuíza ação para anular a decisão da categoria?

Também, com base no texto publicado, cabe ser realizada outra indagação: Como o lema da AFBEPA pode ser “UNIDOS SOMOS FORTES”, se a associação submete ao judiciário as decisões proferidas pela maioria?.

Por tais motivos, o Sindicato dos Bancários do Pará repudia, de forma veemente, a publicação do texto pela associação, não apenas por difamar a conduta transparente e democrática desta entidade, mas também por desrespeitar decisão emanada pela categoria que se manteve forte durante o movimento grevista.

Em uma conjuntura nacional de intensos ataques à classe trabalhadora e à categoria bancária, a postura política da AFBEPA é lamentável e só contribui para o enfraquecimento da unidade e da luta dos bancários e bancárias.

Sindicato dos Bancários do Pará

Comments are closed.