Revoga já: Bancários na luta pela revogação da reforma trabalhista

0

Sindicato participou de seminário pela revogação da reforma trabalhista, com presença de ministra do Tribunal Superior do Trabalho  

O movimento que reúne sindicalistas, juristas, sociólogos/as, economistas, profissionais de saúde, pesquisadores/as de diversos campos, juízes/as, procuradores/as, advogados/as, estudantes e trabalhadores/as de diversas áreas em torno da campanha pela revogação da reforma trabalhista chamado Revoga Já realizou na manhã do dia 02/12, no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, um seminário para debater as mudanças na legislação a partir da reforma trabalhista de 2017, capitaneada pelo governo golpista de Michel Temer.  

A Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Arantes, palestrou sobre o tema. Ela destacou os principais impactos da reforma nos direitos dos trabalhadores e a importância do fortalecimento da campanha Revoga Já na transição para o novo Governo Federal eleito com o apoio popular e da classe trabalhadora.

O plenário contou com a presença de juristas, magistrados, discentes e docentes da área de direito e diversas categorias profissionais representadas pelos seus sindicatos, que puderam assistir ao vídeo de apresentação da campanha na abertura dos trabalhos. O Sindicato dos Bancários do Pará se fez presente com parte de sua diretoria e funcionários, que levaram cartazes para reafirmar o compromisso da entidade com a luta pela revogação da reforma trabalhista.

Além disso, a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, compôs a mesa e destacou a importância da campanha Revoga Já para o futuro dos direitos trabalhistas no país.

“A reforma trabalhista é fruto de um golpe e veio para aprofundar a precarização das relações entre patrões e empregados em nosso país. A nossa categoria não foi tão afetada por esta reforma porque temos uma Convenção Coletiva que protege os direitos trabalhistas dos bancários e bancárias em todo país. Porém, o fim da ultratividade dos acordos e convenções impostos por essa medida tem dificultado muito nossas mesas de negociação com os banqueiros. Por isso, para nós, a revogação da reforma trabalhista passa centralmente pela retomada da ultratividade dos nossos acordos”, destacou Tatiana Oliveira.

A vice-presidenta do Sindicato dos Bancários, Vera Paoloni, também compôs a mesa pela CUT Pará e fez duras críticas à medida que ela caracterizou como uma “deformação” trabalhista.

“Quando a gente fala em reforma, a gente pensa em melhorias, algo positivo. O problema é que o que foi feito com as Leis trabalhistas em nosso país foi uma verdadeira deformação dos nossos direitos. Destruíram jornada de trabalho, descanso remunerado, direitos das mulheres lactantes, remuneração, pioraram as condições de saúde da classe trabalhadora. Ou seja, a Campanha Revoga Já é urgente e necessária, sobretudo nesse contexto de um governo eleito pelos trabalhadores, pois precisamos restabelecer a segurança dos nossos direitos trabalhistas no Brasil”, ressaltou Vera Paoloni.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da campanha e pode ser visto no link abaixo:

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.