Insegurança: Saque de contas inativas deixa bancários, clientes e usuários vulneráveis

0

Para dar conta de toda a demanda foi montada uma força-tarefa, agências abriram uma hora mais cedo, aos sábados, teve remanejamento de bancários para outras unidades. Mas esqueceram-se da segurança dos funcionários, clientes e usuários. No Pará, 70 mil pessoas têm direito a retirar o dinheiro este mês de um total de 461 mil trabalhadores beneficiados só no Estado, que tem um montante de R$ 454 milhões a pagar.

Muito dinheiro circulando, atraiu a atenção dos bandidos e em menos de uma semana, só no Pará, a Caixa ocupou os noticiários de polícia, algo que não era tão comum de se ver.

“Em nenhum momento, a Caixa ou a Secretaria de Segurança Pública pensaram na vida da categoria e da população em geral. Não vimos nas ruas ou próximo às agências algum reforço na segurança. O governo nem sequer aceita retomar o Grupo de Trabalho criado por nós do Sindicato para debater a segurança dos nossos colegas em todo o Estado”, lembra a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Na madrugada de sábado (11), criminosos arrombaram caixas eletrônicos da Caixa Econômica no aeroporto de Itaituba, sudoeste do Pará. Dois dias depois, o alvo foram o cofre e os caixas eletrônicos em Tucuruí, sudeste do Pará. No dia seguinte (14), um bancário de Mosqueiro foi sequestrado junto com a família em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, onde mora. Em troca da liberdade da esposa e filho, os bandidos exigiram que o trabalhador entregasse o dinheiro do banco.

“O crime que mais preocupa é o que atinge nossos colegas e familiares diretamente, modalidade conhecida como sapatinho. Assim como em todos os casos, fizemos contato com o bancário quando estávamos a caminho de Mosqueiro e soubemos que o banco estava prestando o atendimento médico e psicológico que se faz necessário em ocorrências desse tipo. Colocamo-nos à disposição dele e de sua família”, lembra a diretora do Sindicato e bancária da Caixa, Tatiana Oliveira.

Abertura extras – O Sindicato orienta aos bancários e bancárias que tiveram que trabalhar aos sábados ou tiveram que fazer horas extras durante a semana devido a abertura 2h mais cedo das agências, que acompanhem o contracheque e verifiquem se as horas extras foram devidamente pagas. Caso contrário, que denunciem ao Sindicato para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.