Sindicato atua pela melhoria do atendimento da Cassi em Marabá

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Entidade sindical busca melhores condições para os trabalhadores e fortalece relação com a Cassi em Marabá em benefício dos associados

O Pará apresenta dificuldade no atendimento à saúde nos municípios do interior estado, lugares em que a maioria dos profissionais e estruturas de saúde privilegiam o atendimento particular, onde o ganho é muito superior. Uma consulta médica particular tem um custo aproximado de 400 a 500 Reais e o ganho de um atendimento realizado através de convênio é de cerca de 70 Reais.

A Cassi, bem como os demais órgãos de assistência médica, como Saúde Caixa, Petros e outros convênios lutam diuturnamente para manter seus associados cobertos, inclusive negociando condições mais favoráveis nesses locais, comparados com as mantidas em capitais do estado.

Na cidade de Marabá, a Cassi mantinha uma situação de atendimento com debilidades, mas que permitia certa tranquilidade aos associados. A estrutura médica na cidade incluía o atendimento pelo Hospital da Unimed Climeci – Clínica Médica Cirúrgica de Marabá, de propriedade da Unimed Sul do Pará.

Ocorre que este hospital foi adquirido por outra empresa do grupo Unimed, a Federação das Unimeds dos Estados da Amazônia – Fama, que em fevereiro de 2020, no início das atividades da nova gestão, comunicou, unilateralmente, aos planos de saúde que não manteria atendimentos com convênios, excetuando o mantido com o Exército Brasileiro e com a Companhia Vale do Rio Doce.

Isso gerou uma situação de risco à saúde dos associados dos demais planos que vem tentando, há cerca de 6 meses, alterar o quadro com o retorno do atendimento. Destaque que isso ocorreu no início da situação de pandemia do coronavírus, sem aviso prévio e sem a existência de alternativas, na meso-região de Marabá.

A Cassi vem tentando retornar o convênio, aceitou inclusive reajustar valores para melhorar as condições econômicas para a reativação do atendimento.

A Cassi Pará chegou a buscar, no último mês de maio, regularizar o atendimento através da via judicial, com pedido de mandado de segurança que assegurasse o atendimento dos associados, questionando a quebra de contrato assinado e vigente entre as partes.

Infelizmente não obteve êxito no pedido, em virtude do juiz da causa ter decidido ouvir as partes, chamando a Unimed para se pronunciar nos autos, o que até agora não ocorreu.

A única opção para os colegas foi o atendimento em um hospital da cidade que não possui a mesma estrutura física e nem de pessoal, para o atendimento dos associados.

Diante do quadro, os funcionários do Banco do Brasil de Marabá procuraram o diretor de Relações Sindicais do Sindicato dos Bancários do Pará, Wellington Bonfim, em busca de uma saída.

O dirigente verificou que naquele município tinham bancários do BB com suspeita de Covid-19 e 3 bancárias grávidas, próximas da data do parto, necessitando de cuidados especiais.

“Nós contatamos a Cassi Pará em busca de uma solução para esse problema de atendimento aqui em Marabá. Fomos atendidos e a Cassi informou que entendia a demanda dos associados de Marabá e buscaria resolver a questão, inclusive marcamos visita conjunta com o Sindicato, nos dias 26 a 28 de agosto, aqui Marabá, para debatermos alternativas viáveis para os associados da Cassi aqui na região”, informa o dirigente do Sindicato dos Bancários em Marabá e funcionário do Banco do Brasil, Wellington Bonfim.

Resultado do diálogo do Sindicato com a Cassi

As primeiras tratativas com a Cassi, em Marabá, tiveram dificuldades até na inexistência de documentação da nova administração do hospital para a formalização da renovação do contrato.

No dia 27/08 as equipes do Sindicato e da Cassi reuniram na subsede bancária de Marabá. E nos dias 27 e 28 de agosto realizaram visita nas agências Pioneira e Nova Marabá, onde os funcionários associados da Cassi questionaram a situação e foram informados que a Caixa de Assistência tinha avançado em medidas que ajudariam bastante o atendimento médico no município.

“Em primeiro lugar, foi ajustado um atendimento ainda precário do ponto de vista documental, no Hospital Unimed, enquanto a organização providencía a documentação necessária para a renovação contratual, através de assinatura de carta da Cassi Pará, autorizando o atendimento dos casos de urgência e emergência naquele hospital, na modalidade de garantia de saúde, onde o conveniado recebe o pagamento dos serviços por atendimento realizado, não necessitando esperar o pagamento mensal dos eventos. E que, assim que o hospital regularize os documentos o novo contrato será assinado, regularizando o atendimento”, afirma Wellington Bonfim.

“Além dessa primeira medida, foi verificado em visita realizada no Hospital Santa Terezinha que aquele hospital foi transacionado com outro grupo empresarial de saúde, de Brasília e Bahia. Eles atenderam a equipe da Cassi e informaram que pretendem melhorar bastante a estrutura do hospital no município, inclusive com a construção de novo prédio e implantação de novos serviços. Essa mudança se inicia neste mês de setembro e a reforma do atual prédio tem previsão de até dezembro de 2020. Na ocasião foi reafirmado o interesse do novo grupo de atender os associados da Cassi”, complementa.

Outra importante medida da Cassi na visita de Marabá foi de que, em caso de necessidade e falta de atendimento adequado no município, os associados devem entrar em contato com a direção da Cassi Pará, que providenciará a transferência do associado para um município onde seja possível realizar o atendimento.

“É importante registrar a segurança dos representantes da Cassi em responder às demandas dos associados, em buscar uma alternativa que atendesse os interesses desses, além da transparência com que trataram com o Sindicato. Pudemos confirmar que ficou a expectativa de melhoras nas condições para um atendimento digno aos associados da Cassi. Esta foi uma ação sindical exitosa, onde a preocupação maior foi a busca de melhores condições para os trabalhadores, onde a Cassi mostrou o interesse em ampliar as relações com a entidade dos trabalhadores”, desta o também dirigente do Sindicato dos Bancários e funcionário do Banco do Brasil, José Marcos Araújo.

Orientações aos associados da Cassi em Marabá

1 – Ficou acertado entre a Cassi e o Hospital da Unimed que, se o associado precisar de atendimento, em condição de Urgência/Emergência, poderá fazê-lo através do processo de garantia de atendimento. Nesse caso deverá realizar o Protocolo de Atendimento, através do telefone 0800-7290080, onde obterá a autorização para atendimento e o pagamento ao Hospital será direto pela Cassi.

2 – A Cassi passará a contar com os serviços da casa de saúde Oncoradio, em Marabá.

3 – O Hospital Santa Terezinha em 01/09/2020 foi arrendado por grupo de saúde de Brasília e Bahia, da Rede D’or. O Hospital entrará em reforma, com previsão de término até 31/12/2020. Ao mesmo tempo, o hospital iniciará a construção de um novo prédio, mais apropriado e estruturado para funcionamento.

 

 

Fonte: Bancários PA

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