Sindicato cobra explicações sobre transferência de gerenciamentos de planos da CAPAF

0

No último dia 5, a Caixa de Previdência Complementar do Banco da Amazônia (CAPAF) divulgou no site da entidade, um comunicado sobre transferência de gerenciamentos de planos que deixou entidades e beneficiários em atenção. A decisão, tomada de forma unilateral, entre CAPAF e banco, foi tema de reunião no último dia 18/04 com o Sindicato, na sede da referida Caixa de Previdência.

No encontro, o representante da CAPAF ratificou todas as informações que constam no comunicado de 7 páginas, que explica quais planos serão transferidos – Planos Saldados e PrevAmazônia; como se dará a transferência, o motivo da decisão e comparativos de custeio.

Segundo a Caixa de Previdência, o principal motivo que levou a diretoria do Banco da Amazônia e a CAPAF a tomar essa decisão foi “os desequilíbrios técnico-atuariais crônicos, de origem estrutural e de difícil reversão, dos Planos BD e Misto que culminaram na decretação de intervenção pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC sobre a CAPAF, que permanece nessa situação desde outubro de 2011”.

Ainda de acordo com a CAPAF, a medida tem amparo legal.

A escolhida para ser a nova gerenciadora dos planos foi a entidade multipatrocinada BB Previdência – Fundo de Pensão Banco do Brasil “em função de sua estrutura, experiência e menor custo para prestação do serviço; empresa especializada no segmento de administração de planos de previdência complementar fechados, vinculada ao Banco do Brasil, que conta com 24 anos de atuação expressiva no setor”, diz o comunicado.

A CAPAF continuará administrando os Planos BD Saldado, Misto Saldado e PrevAmazonia até que o processo de transferência para a BB Previdência seja concluído. Após isso, permanecerão na CAPAF os Planos BD e Misto.

“O encaminhamento que foi dado pela CAPAF, junto com o patrocinador Banco da Amazônia, em relação ao formato de gestão dos fundos dos planos hoje existentes e administrados pela CAPAF, é preocupante, principalmente pelo fato de os participantes não terem sido escutados, nem mesmo através de seus representantes, tanto da ativa como aposentados. Nosso maior interesse é que não tenhamos mais surpresas como esta que tivemos. Nós representantes e os participantes da CAPAF precisamos nos debruçar sobre esse assunto, conhecer melhor, avaliar e nos posicionar sobre essa medida. Vamos ver até que ponto os riscos existentes terão alguma margem de segurança. Eu, como participante do Plano BD Saldado e do PrevAmazônia, tenho essa preocupação, assim como os demais participantes que têm os seus recursos administrados hoje pela CAPAF”, ressalta o diretor do Sindicato e bancário da instituição, Sérgio Trindade.

De acordo com a Caixa de Assistência, os recursos são dos planos, a entidade apenas administra e que inclusive será vinculado um CNPJ a cada plano diante dessas mudanças em curso. Além disso, o objetivo da transferência é diminuir as despesas administrativas dos planos.

“Lamentamos o fato de em nenhum momento sermos chamados para o debate sobre a decisão de transferência, logo nós que sempre que a CAPAF precisou estivemos aqui presentes para dialogar em busca de saídas que não prejudicassem o funcionalismo. Queremos os estudos que foram feitos para que possamos entender o processo”, destaca o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

O comunicado aos participantes é a primeira etapa do processo de transferência de fundos que agora deverá ser avaliado pela PREVIC. A partir daí, Banco da Amazônia e CAPAF terão 30 dias para enviar o projeto.

Fonte: Bancários PA com informações da CAPAF

Comments are closed.