Sindicato convida para debate, lançamento de livro e coquetel no dia 12

0

O Sindicato dos Bancários do Pará convida a categoria bancária e o público em geral, para o lançamento do livro MARXISMO E FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA, do mestre em filosofia ROBERTO PONCIANO.

Após o lançamento será feito um debate sobre a obra, onde os participantes poderão tirar suas duvidas referentes ao tema e ao conteúdo do livro. Em seguida, haverá coquetel aos participantes.

Na ocasião, o livro será comercializado com preço promocional, e com direito a autógrafo do autor. Participe!

Sobre o autor

Roberto Ponciano, escritor, sindicalista, diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Publico Federal (Fenajufe) e diretor de base do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe), mestre em Filosofia, bacharel em Direito e licenciado em Letras/Espanhol, atualmente está no programa do mestrado em Neo-latinas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e faz especialização em Economia e Sindicalismo no Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) da Unicamp. É professor da Fundação Educacional de Duque de Caxias (Feuduc) e do Curso Multiplus.

Sobre o livro

O objetivo do autor é provar a existência de uma ética humanista do devir (vir a ser, torna-se) a partir de Marx. Esta ética trabalha o devir como um conceito marxista/hegeliano, o vir a ser, numa dialética materialista que não é simplesmente uma filosofia utilitarista justificativa do poder, mas uma ontologia (conhecimento do ser enquanto ser) integral humanista e finita.

Trata-se de uma filosofia que da conta da problemática existencial humana e de uma cosmogonia (Criação ou origem do universo) que abarque uma teleologia (doutrina que estuda os fins últimos da sociedade, humanidade e natureza.) humanista do devir. Visa não a uma simples repartição de bens entre as pessoas, mas a uma nova concepção integral de organização sócio-metabólica humana. A linha mestra que vai nos conduzir em todos os capítulos é a teoria da alienação e do fetiche, fundamentos para uma ética do devir a partir de Marx.

A busca de uma nova forma sócio-metabólica para ver e produzir o homem como práxis revolucionante recriadora dele mesmo e do mundo novo, que se torna um objetivo filosófico e político fundamental depois da derrota do chamado socialismo real. Defendendo que esta afirmação já é vista em Marx como o seu próprio processo de produção e reprodução social dos seres humanos – o qual reproduz dialeticamente a consciência.

Lançamento do Livro MARXISMO E FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA, de ROBERTO PONCIANO
Dia 12/03 (Quinta) | 19 horas
Sessão de autógrafos e coquetel ao final
Auditório do Sindicato dos Bancários do Pará
Rua 28 de setembro nº 1210, entre Doca e Quintino, Reduto, Belém-PA.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.