Sindicato denuncia ao MPT a situação caótica nas agências do Banpará

0

PAB DetranNão é exagero não, a situação em muitas agências do Banpará está mesmo caótica! Além da superlotação nas agências, falta de bancários no atendimento, insegurança e escassez de agências em todo Pará, as péssimas condições de trabalho em diversas unidades do banco mostram a dura realidade com que convivem bancários, clientes e usuários do Banpará.

Prova disso é que o Sindicato dos Bancários flagrou desde o início desse ano diversas situações, no mínimo humilhantes, em algumas dependências do banco, como na agência Palácio, agência Senador Lemos (Postão) e, recentemente, o PAB Detran do Banpará, onde as goteiras, infiltrações, fiações expostas saltam aos olhos, assim como a incineração de papeis e demais materiais de depósito na SULOG.Agência Senador Lemos (Postão)

Todas essas ocorrências foram formalmente denunciadas ao Ministério Público do Trabalho (MPT) em busca de providências, já que o banco se nega a sentar com as entidades sindicais para discutir soluções para essas e outras situações que afetam diretamente o funcionalismo da instituição. O Sindicato aguarda que a denúncia seja distribuída para o promotor, para que este chame a entidade sindical para uma reunião.

“Ainda não tivemos nenhuma mesa de negociação permanente com o Banpará agora em 2014 para tratar de diversos assuntos de interesse da nossa categoria, o que é lamentável. Assim como é lamentável o fato de o banco não tomar providências para dar condições dignas de trabalho aos seus funcionários. Estamos na luta para fazer com que o Banpará tome as providências necessárias para o funcionalismo trabalhar com dignidade”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

A política de assédio e intransigência no Banpará – O Sindicato tem recebido diversas denúncias de bancários e bancárias do Banpará que têm sido vítimas de assédio moral dentro  das agências e até mesmo dentro da Matriz do banco. A entidade sindical busca, insistentemente, reunir em mesa de negociação com o Banco do Estado. Porém, o banco, reiteradamente, tem dificultado a possibilidade de um debate formal com as entidades sindicais, o que impede os trabalhadores de dialogar soluções para diversos problemas enfrentados no dia-a-dia dentro do Banpará.

“A direção do banco tenta remeter todas as discussões para os comitês internos, o que mostra a falta de vontade política dessa atual direção para um debate construtivo com as entidades representativas dos trabalhadores. Isso nos faz entender que a direção do Banpará é conivente com a prática de assédio no interior da instituição, e que o banco é intransigente no trato das questões de interesses de seus funcionários”, argumenta a diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Heidiany Moreno.

Bancários continuam impedidos de acessar o estacionamento da SUTEC – Uma medida desagradável para os funcionários do Banpará na SUTEC vem sendo adotada pela atual direção do banco. Os trabalhadores estão impedidos de acessar o estacionamento interno da unidade para guardar seus automóveis durante o expediente bancário. O fato ocorre desde março desse ano, e tem provocado muitos transtornos aos bancários.

“Os colegas enfrentam um cotidiano extremamente desgastante e ainda têm que conviver com essa medida arbitrária e autoritária da direção do banco, que impede os bancários de estacionar seus carros dentro da SUTEC, mesmo havendo muitas vagas desocupadas.  Queremos discutir esse assunto com o banco em busca de soluções  que beneficiem os trabalhadores”, destaca o diretor do Sindicato e funcionário do Banpará, José Maria Costa.

Sindicato visita matrizEssa é uma das matérias do Boletim Bancário distribuído pelo Sindicato nesta manhã (21) em algumas agências do Banpará.


Cliquei aqui para ler o material na íntegra

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.