Sindicato ingressa com Ação contra o Banpará para resgatar a Ciriana

0

Banpará-pague-a-CirianaNesta terça-feira, 08 de outubro, o Sindicato dos Bancários do Pará ingressou com Ação Civil Pública contra o BANPARÁ, pleiteando em caráter de urgência o pagamento do adiantamento parcial do 13º salário, nomeado como “Ciriana”.

Há quarenta anos, em todas as sextas-feiras que antecedem o Círio de Nazaré, o banco credita na conta de seus funcionários o pagamento do valor correspondente a 20% do décimo terceiro salários que os bancários fazem jus. O referido adiantamento tem como objetivo proporcionar mais tranquilidade e lazer aos funcionários durante a festa religiosa.

Contudo, não tendo outro motivo a não ser retaliar o movimento paredista em que a categoria atualmente se encontra, o banco suspendeu o pagamento da referida parcela.

Em razão disso, imediatamente após o conhecimento da suspensão do pagamento da parcela, o Sindicato ajuizou a referida ação, tombada sob o nº 001.0022-04.2013.5.08.0006, em trâmite na 6ª Vara do Trabalho de Belém, aonde nesta requer o pagamento do valor da parcela “Ciriana”, até a próxima quinta-feira (9), sob pena de multa no valor de quinhentos mil reais.

“Essa atitude antidemocrática da atual direção do Banpará não contribui em nada para o encerramento da greve. Ao contrário, retaliações políticas como essas, sobretudo em um momento tão especial para o povo paraense como é o Círio de Nazaré, dificultam o diálogo entre o banco e seu funcionalismo. Essa direção do Banpará precisa ter mais maturidade e sensibilidade para as negociações com a categoria. Estamos recorrendo à Justiça para garantir o pagamento da Ciriana, já que este é um direito adquirido pelo funcionalismo do banco há mais de quarenta anos e deve ser respeitado”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“Eles lucram à custa dos trabalhadores e também dos clientes e usuários que pagam tarifas altíssimas e nem sempre têm o retorno que esperam. O Banpará além de não apresentar uma proposta decente ainda quer intimidar e punir seu funcionalismo, que de forma legal exerce seu direito de greve”, afirma a diretora do Sindicato e funcionária do banco, Sara de Morais.

Será? – Até o fechamento desta edição, o Sindicato tomou conhecimento informalmente que o banco, através de comunicado interno, irá realizar o pagamento da “Ciriana” até a próxima quarta-feira, dia 09 de outubro, numa tentativa de reparar o grave dano que causaria nas famílias dos funcionários do banco, ao suspender o pagamento de uma parcela que já havia sido incorporado ao contrato de trabalho dos bancários.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.