Sindicato realiza primeiro seminário do ramo financeiro para aprimorar atuação

0

Há 90 anos, o Sindicato dos Bancários do Pará luta, defende e representa a categoria bancária em todo o estado, mas a base que já foi ampliada para o ramo há décadas e, no estatuto reformado em 2021, consta a criação de uma diretoria específica para a organização dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o ramo financeiro, que tomou posse ano passado e já deu início aos trabalhos para aprimorar atuação.

“Queremos fazer uma mobilização forte e responsiva e para que consigamos ocupar esses locais, chamamos para conversar e ouvir também quem já atua nesse campo há muitos anos e o trabalho tem dado muito certo, como o Sindicato de Rondônia, Brasília e São Paulo. Foi uma terça-feira toda de atividade e planejamento que logo, logo estará sendo implementado”, explica a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

De forma online, a cooperativária do Sindicato de Brasília e secretária de organização do Ramo Financeiro da Fetec-CUT/CN, Talita da Silva, lembrou que a mobilização junto aos cooperativários foi a mobilização raiz, estilo formiguinha. “Colocávamos tendas em frente às farmácias próximas de cooperativas e a gente explicava sobre as vantagens em ser filiado ao nosso Sindicato”.

Naquela época, há mais de 10 anos, a entidade do Distrito Federal ainda não tinha a representação de todo o ramo financeiro e o primeiro passo foi o de atualizar o estatuto, ampliar a base, e conseguir aprovação da categoria bancária quanto à ampliação da representatividade do Sindicato.

“Queremos chegar nos estabelecimentos do ramo financeiro que tem se espalhado gradativamente, principalmente no interior do Pará. Sabemos que a jornada dos colegas é extenuante e com alta rotatividade; infelizmente, o trabalhador e a trabalhadora sozinhos não conseguem mudar essa realidade e por isso a importância do Sindicato em defesa e na frente dessa luta por respeito, melhores salários e condições de trabalho”, destaca o diretor do ramo financeiro do Sindicato, Wellington Araújo.

Rondônia pioneiro no ramo financeiro da Região Norte

Foi em 2004 que a luta em defesa de todos os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro, de fato, começou em Rondônia; o primeiro estado da Região Norte a representar, de direito, os cooperativários.

“É um trabalho cansativo, mas muito satisfatório ver a ampliação da nossa base que deve crescer ainda mais este ano. Estamos preparando uma cartilha super especial para falar da importância do Sindicato e logo, logo estará nas mãos dos nossos colegas do ramo financeiro para eles sempre lembrarem que aqui eles podem contar com dirigentes comprometidos com a luta por melhores salários e condições de trabalho”, conta a presidenta do Sindicato dos Bancários de Rondônia, Ivone Colombo.

Além dela, o coordenador da Comissão Nacional dos Financiários e secretário de formação da Fetec-SP, Jair Santos, compartilhou das mesmas experiências, pela manhã.

À tarde, o assessor jurídico do escritório Mary Cohen, advocacia trabalhista e sindical, Luciano Danin, explicou os aspectos jurídicos que respaldam o Sindicato para essa atuação ampliada. “Agora é partir para a ação na prática, levando nosso Sindicato aos trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro que poderão usufruir dos benefícios de ser sindicalizado e sindicalizada. A expectativa e vontade é de ampliar a presença do ramo conosco”, finaliza Tatiana Oliveira.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.