Sindicato visita Agência Barco da Caixa para verificar condições de trabalho

0

Clientes e usuários da Caixa que moram em 9 municípios da Ilha do Marajó contam, há cerca de 1 ano e meio, com os serviços bancários da Agência Barco que leva o nome da ilha.

O PA Ilha do Marajó, como foi batizado, carrega mais que um banco, a Agência Barco transporta trabalhadores e trabalhadoras que abrem mão da própria família, durante 24 dias, para levar um atendimento de qualidade aos municípios mais distantes da capital.

“Do ponto de vista dos empregados, a Agência Barco é uma ótima ação da empresa, no sentido de garantir acesso à diversos serviços e benefícios operacionalizados pela Caixa, justamente para a parcela da população que mais tem dificuldade de ser bancarizada. Por outro lado, ajustes precisam ser feitos para melhorar as condições de trabalho e remuneração dos empregados”, afirma a diretora de Comunicação do Sindicato e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.

Nesta terça-feira (7), o Sindicato realizou uma nova visita a unidade. Dessa vez acompanhada por um engenheiro de segurança do trabalho do banco que veio fiscalizar as condições de funcionamento da Agência após denúncias das entidades sindicais de alguns problemas relacionados à segurança, pessoal e estrutura física, como o ruído produzido pelo motor da embarcação. Participaram também da visita a área de engenharia da SR Norte e a gerência geral da Agência Barco.

“O objetivo da inspeção de hoje seria para analisar o nível do barulho, com o barco em movimento, e se ele compromete a saúde dos trabalhadores, mas como a empresa responsável pela embarcação estava fazendo reparos, uma nova visita ficou agenda para quinta, dia 9”, informou o diretor de bancos federais do Sindicato e empregado da Caixa, Heider Costa.

Outra demanda apresentada pelos representantes dos trabalhadores é que as viagens continuam sendo realizadas durante a noite, contrariando o normativo da empresa, MN RH 164, item 3.4.4, que determina que as viagens sejam realizadas sempre durante o dia. “Ou a Caixa cumpre o que instituiu ou, no mínimo, deve alterar o respectivo normativo, pois da forma como está, em caso de ocorrência de sinistro durante as viagens noturnas, os empregados ainda correm o risco de serem responsabilizados pela própria empresa, por estarem descumprindo a norma”, aponta o dirigente sindical.

As entidades também reivindicam o pagamento de diária maior aos bancários e bancárias da Agência Barco, que hoje recebem R$ 55,00 por dia embarcado. “Embora o trabalho seja formalmente desenvolvido dentro do ponto, nada mais justo que recebam um valor maior em reconhecimento a dedicação, risco e entrega desses empregados que abrem mão da família, de estudos e até de encarreiramento profissional, pois ficam até 15 dias embarcados ininterruptamente no maior ciclo de trabalho”, avalia Tatiana Oliveira.

Outra preocupação das entidades é com a segurança dos empregados embarcados que não tiveram nenhum treinamento específico para procedimentos de prevenção, estratégias de fuga, meios alternativos de comunicação e deslocamento no mar em casos de sinistro.

Alimentação – Logo nos primeiros meses de inauguração da unidade, o Sindicato recebeu denúncias sobre a alimentação servida aos bancários. Durante 15 dias a única proteína consumida foi a carne de frango, mas após pedido da entidade junto à direção da Caixa, o cardápio tem sido balanceado e bastante variado; porém ainda não é elaborado por um nutricionista, conforme previsto na norma da empresa.

Histórico das ações sindicais – No início do ano, o Sindicato esteve na Agência Barco junto com o membro do Conselho de Administração da Caixa eleito pelo funcionalismo, Fernando Neiva, que veio até o Pará visitar a categoria. E foi após essa visita que a entidade encaminhou um ofício ao banco com as principais demandas dos empregados que trabalham na unidade.

Os problemas também foram pautados pela CEE/Caixa na mesa de negociação permanente com a empresa. A Contraf-CUT solicitou ao banco que fosse realizada uma nova visita, mas dessa vez com os representantes da instituição financeira e das entidades sindicais, conforme relatado acima.

No 7º Encontro Estadual dos Bancários da Caixa, ocorrido dia 30 de maio, foram formuladas diversas propostas para melhorar as condições de trabalho na Agência Barco, todas aprovadas pelo 31º Conecef, realizado dia 13 de junho, em São Paulo. Dentre os principais pontos estão maior número de folgas por dia embarcado, melhora na remuneração e medidas preventivas de segurança.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.