Superintendência da Caixa no Pará anuncia novas contratações e reforço nos protocolos de prevenção à covid-19

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A previsão do banco é de contratar mais bancários, podendo chegar ao total de 192 trabalhadores e trabalhadoras em todo Pará

A pandemia representou um aumento significativo no número de atendimentos nas agências da Caixa, no Pará, devido ao pagamento do auxílio emergencial. 138.000 pessoas buscaram as unidades bancárias somente nos seis primeiros dias de maio, quando o saque foi liberado. No mesmo período de abril, o do pagamento digital, a demanda foi de 61.000 pessoas.

Diante desse crescimento, a superintendência da Caixa no Pará anunciou, durante reunião mensal do ‘Comitê de Crise’, na sexta-feira (14), que já ocorreu a contratação de 155 novos bancários e bancárias em todo o estado, um aumento de 15% no quadro funcional do banco em agências, necessário para atender as demandas atuais. A previsão do banco é de contratar mais bancários, podendo chegar ao total de 192 trabalhadores e trabalhadoras.

“Essa é uma reivindicação antiga da categoria que se tornou ainda mais necessária por conta da pandemia, mas mais do que contratações, nesse momento o que toda a população necessita, em especial aqueles que atuam nas mais diversas linhas de frente, é a vacina; o que não temos medido esforços para sermos atendidos seja em nível local ou nacional”, destaca a presidenta do Sindicato e bancária da Caixa, Tatiana Oliveira.

Ainda de acordo com a superintendência, tais contratações deverão ocorrer em um ritmo mais lento devido ao processo desincompatibilização (o afastamento obrigatório de cargo público é requisito legal para que os agentes da administração direta e indireta possam se tornar elegíveis). É que parte dos novos bancários e bancárias foi aprovada em concursos passados e por isso alguns já estão trabalhando em outras estatais.

Reforço na proteção e canais de atendimento

Também está em fase de finalização de implantação as barreiras acrílicas nas mesas de atendimento em todas as agências do estado, bem como a ampliação das resoluções de problemas e demandas, de atendimento do auxílio, para as lotéricas, como alternativa de descentralizar o atendimento e aumentar a oferta de outros canais para os beneficiários, tudo pensado dentro do Plano de Pessoas, segundo a Caixa.

Reforço na economia local

Os pagamentos referentes ao auxílio emergencial de 2020 representaram 6,5% do PIB do Pará. Em algumas cidades do interior tal benefício foi 20% superior às arrecadações do município.

“Com a categoria imunizada, o atendimento presencial volta com o funcionalismo protegido, uma barreira de proteção é criada não só para os colegas, mas também para a população que busca atendimento nas agências. Diferente de várias categorias, a nossa não parou por conta da atividade essencial que realizam. Com a categoria adoecida, os impactos negativos também irão prejudicar clientes e usuários, com menos gente para atender e unidades fechadas para desinfeção”, explica a diretora de bancos federais e bancária da Caixa, Cristiane Aleixo.

De janeiro até meados deste mês nenhuma agência da Caixa foi fechada em decorrência da covid-19, segundo a superintendência do banco.

Mas em Canãa dos Carajás, a unidade na cidade teve que ficar fechada por 4 dias em virtude de uma pane na rede elétrica local , que queimou vários aparelhos comprometendo o atendimento à população. Os danos foram apenas materiais, segundo o banco.

 

Fonte: Bancários PA

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