Vacina chegou: Casal bancário, casal imunizado!

0

O casal Bianca Vieira e Hugo Machado faz parte dos cerca de 1.500 bancários e bancárias, linha de frente, que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na primeira capital do país a incluir a categoria bancária como prioridade na imunização.

“Eu fiquei sabendo dessa notícia foi até numa reportagem e eu fiquei muito, muito feliz mesmo. É um prazer enorme ser da primeira capital a estar vacinando a categoria. É um sentimento de alívio poder dar esse passo que muitas pessoas infelizmente não puderam”, conta Bianca, bancária do Bradesco.

Os tios do companheiro dela são duas das milhares de pessoas que morreram por complicações da doença sem tomar nenhuma dose do imunizante. “Infelizmente meus tios não tiveram essa oportunidade que eu e minha esposa estamos tendo hoje. Minha mãe já tomou as duas doses da vacina dela e agora é olhar pra frente, um horizonte de mais esperança pra todo mundo. Hoje é um sentimento de esperança e que dias melhores estão por vir, e que a vacina chegue pra todo mundo logo”, deseja Hugo, bancário do Santander.

Os meses que antecederam o tão esperado dia foram de medo e apreensão para o casal, que com ou sem lockdown, precisaram sair de casa todos os dias para trabalhar.

“Dias de muita aflição e ansiedade também. Nosso serviço como essencial a gente não podia parar, então a gente tinha que estar todos os dias ali atendendo, orientando e fazendo a coisa funcionar como a gente sempre faz. Uma categoria que nunca deixou o país na mão, não seria agora que deixaria, mas hoje com a vacina a gente fica mais aliviado, pra poder ir com mais segurança, sem é claro, abandonar os hábitos de prevenção, como o álcool, lavar as mãos sempre, o uso de máscaras”, conta o bancário.

E por falar em máscara, acessório de proteção indispensável nessa pandemia, o casal usava o mesmo modelo que trazia estampado uma das várias hashtags que viralizaram desde o início da vacinação no Brasil: Vacina Já! SUS.

Graças ao Sistema Único de Saúde (SUS) a vacinação é um direito do cidadão e dever do Estado distribuir o imunizante de forma gratuita a todos e todas, além de tratamento médico-hospitalar, exames e remédios.

Além do SUS, Hugo e Bianca também tinham outro reconhecimento a quem lutou para que esse dia chegasse e garantiu toda a estrutura da vacinação.

“O Sindicato se mostrou hoje muito eficiente tanto é que agora estamos tendo essa oportunidade, se não fosse o Sindicato talvez a gente levaria umas duas, três semanas ou até um mês para tomar a primeira dose por conta da idade. Então muito obrigada ao Sindicato também”, agradece o bancário.

“Foram dias um pouco também preocupantes, porque a gente atende e fica exposto por mais que tenha todo cuidado a gente nunca sabe, e hoje a gente pode ficar até mais tranquila. Nossa estou muito feliz. Parabéns ao Sindicato”, reconhece a bancária.

A vacinação da categoria aconteceu nos dias 26 e 27 de junho na sede do Sindicato em Belém, das 9h às 17h.

A capital paraense foi o 29º município do Estado a incluir bancários e bancárias como prioridade na imunização.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.