Vacina já: Deputadas federais propõem inclusão de bancários na prioridade de vacinação

0

A paraense Vivi Reis e a gaúcha Fernanda Melchionna, ambas do PSOL, apresentaram emenda pela essencialidade do serviço bancário na pandemia

Nesta quinta-feira (29) a deputada federal pelo PSOL do Pará Vivi Reis e a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protocolaram na Câmara dos Deputados uma emenda que altera a Lei nº 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública diante da pandemia do novo coronavírus, a fim de incluir a categoria de bancários e terceirizados de instituições financeiras no grupo prioritário da vacinação.

“A categoria exerce uma atividade essencial no atendimento à população em vulnerabilidade econômica e que depende de programas de distribuição de renda para viver. Além disso, esses trabalhadores e trabalhadoras estão, desde o início da pandemia, em contato direto com o público e portanto mais expostos à contaminação. É essencial que a categoria seja imunizada para garantir a continuidade do atendimento bancário, que é fundamental enquanto política pública social, sem risco à saúde dos trabalhadores”, afirma a deputada Vivi Reis.

Para o Sindicato dos Bancários do Pará, a iniciativa das parlamentares foi muito positiva e fortalece a luta da categoria bancária e de todas as trabalhadoras e trabalhadores do ramo financeiro pela vacinação contra a Covid-19.

“Em nome da categoria, agradeço à iniciativa das deputadas, em especial da Vivi, que conheço há tantos anos na militância feminista. Vivemos uma situação desesperadora de aumento de contaminações por essa nova cepa mais agressiva e a categoria bancária não parou de atender à população, mesmo em regiões do Estado em lockdown. Somos fundamentais para girar a economia no país e, devido ao nosso trabalho ser essencial para o Brasil, precisamos que os bancários e bancárias sejam vacinados com urgência, para que nossa missão seja cumprida com mais segurança”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

Calendário da corrida pela vacina

No dia 7 de janeiro, o Sindicato protocolou ofício ao Governo do Pará, Prefeitura e vice-prefeitura de Belém, além das gestões municipais de outros 46 municípios paraenses.

No dia 22 de março, o deputado estadual Carlos Bordalo (PT), que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado, encaminhou moção de urgência ao Governador Helder Barbalho (MDB) para incluir a categoria bancária no grupo de prioridade de vacinação.

Um dia depois (23) foi a vez da deputada estadual Marinor Brito (PSOL), se sensibilizar com a categoria e corroborar o pedido do Sindicato junto ao governador do Pará, Helder Barbalho.

No dia 25 do mês passado, a vereadora Lívia Duarte (PSOL) fazer o mesmo pedido junto ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

No dia 30 de março, os vereadores Bia Caminha (PT) e Dinelly (PSC e aposentado da Caixa) requereram a inclusão da categoria na prioridade de imunização contra a Covid-19. O pedido foi aprovado pela Câmara Municipal e encaminhado à Prefeitura de Belém e ao Governo do Pará.

No dia seguinte, o Sindicato conseguiu uma telereunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e com o gabinete do vice-prefeito Edilson Moura (PT).

No dia 8 de abril, a entidade sindical teve reunião virtual com a coordenadora de atenção básica à saúde de Santarém, Irlaine Figueira, vereadora Biga Kalahari (PT) e a assessora de imprensa dela, Daina Abnatar, para pedir a inclusão da categoria na prioridade da vacina contra a Covid-19 no município.

Na terça-feira (13), o deputado estadual Martinho Carmona (MDB, mesmo partido do governador do Estado, Helder Barbalho apresentou Moção 252/2021 com o pedido durante sessão deliberativa na Assembleia.

No dia 14 deste mês, o Sindicato conseguiu a primeira reunião com o Ministério Público do Estado do Pará e até final do mês um segundo encontro deve ocorrer, dessa vez com a participação da Secretaria de Saúde do Pará para debaterem sobre o pedido da entidade sindical.

Ontem (29), mais três vereadores de Santarém – JK do Povão (PSDB), Murilo Tolentino (PSC), Elieiton Lira (AVANTE) se comprometeram em apresentar e defender o pedido junto à Secretaria Municipal de Saúde. São eles:

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.