Vacina já: Vereadora Biga Kalahari apoia prioridade de vacinação aos bancários em Santarém

0

Parlamentar diz que reunirá com outros vereadores em busca de mais adesões ao apelo do Sindicato e de toda a categoria bancária

A luta do Sindicato dos Bancários do Pará pela inclusão da categoria bancária no grupo de prioridades de vacinação contra a Covid-19 ganhou mais apoiadores. Dessa vez em Santarém, na região oeste do estado, através da vereadora Biga Kalahari (PT).

Reunião foi de forma remota na quinta-feira passada

Na última quinta-feira (8), a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira e a diretora da entidade sindical em Santarém, Rafaela Carletto reuniram com a coordenadora de atenção básica à saúde do município, Irlaine Figueira, com a vereadora Biga Kalahari e sua assessora de imprensa Daina Abnatar, para pedir a inclusão dos bancários e bancárias na prioridade da vacinação contra a Covid-19 em Santarém.

A vereadora Biga Kalahari declarou apoio à categoria no pedido e corrobora com a iniciativa do vereador Alexandre Maduro (MDB), que já emitiu requerimento para que os bancários e bancárias sejam incluídos na prioridade.

A parlamentar garantiu que reunirá com os outros vereadores para que apoiem a iniciativa e que também submeterá requerimento ao Prefeito de Santarém Nélio Aguiar (DEM) e ao Governador Helder Barbalho (MDB) com o pedido de inclusão iniciado pelo vereador Maduro.

A coordenadora Irlaine Figueira informou que ainda faltam 9.000 vacinas para concluir a 1ª fase da vacinação em Santarém, com a imunização dos quilombolas e dos idosos de 60 a 62 anos. Esse quantitativo já foi informado ao governo estadual, porém a liberação das doses ocorre de forma lenta, sendo que eventuais desistências ou negativas de vacinação são destinados imediatamente para a idade mais próxima.

Disse ainda que o planejamento de vacinação é construído em conjunto com os conselheiros municipais de saúde e o Ministério Público e que o levantamento do público alvo é feito previamente e enviado ao governo estadual. A gestora concordou com o pleito da categoria bancária, mas disse que o munícipio precisa seguir o que estabeleceram os governos federal e estadual quanto as prioridades no plano de imunização.

“O número de bancários e bancárias vítimas da Covid-19 não para de crescer. Vivemos uma situação desesperadora de aumento de contaminações por essa nova cepa mais agressiva e letal, de colapso do sistema de saúde público e privado para atender pessoas infectadas pelo novo coronavírus e a categoria bancária não para de atender à população mesmo em regiões do Estado em lockdown. Nossa categoria tem sido fundamental para girar a economia no país e, devido ao nosso trabalho ser essencial para o Brasil, precisamos que os bancários e bancárias sejam vacinados com urgência, para que nossa missão seja cumprida com mais segurança”, destaca a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

“Nós da subsede em Santarém continuaremos buscando apoio local para que nosso pedido chegue ao governador Helder Barbalho. Desejamos que todos os municípios sejam contemplados, pois os bancários foram essenciais durante toda a pandemia, na linha de frente do pagamento de milhões de pessoas e, no momento de sermos protegidos, que sejamos também reconhecidos como essenciais. Pela agência do Banpará em Santarém passarão quase 30 mil pessoas, uma agência com 41 funcionários e, ainda sim, temos dificuldades em conseguir essa proteção. Pedimos a todos os bancários e bancárias que também pressionem nossos vereadores e prefeitos para que apoiem nossa causa”, destaca a diretora do Sindicato em Santarém, Rafaela Carletto.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.