18 de Maio: Dia Nacional combate o abuso e exploração sexual infantil

0

Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescnetesO Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes está promovendo diversas ações em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. A data foi instituída em 2000 pela lei 9.970. Desde então, organizações promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

O dia 18 de maio surgiu em memória de um crime bárbaro que chocou o Brasil. É que, com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Apesar da cobertura da mídia, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte ainda causa indignação e revolta.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes mantém viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

Programação – No dia 17 de maio será realizada a oficina “O impacto das grandes obras na violação de direitos humanos de crianças e adolescentes e o marco regulatório dos estudos de impacto socioambiental”, na sede do escritório da Unicef em Brasília.

No dia 18 de maio será realizada a entrega oficial da segunda edição do prêmio Neide Castanha, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, a partir das 9h. Na ocasião, os documentos sobre o impacto das grandes obras na violação de direitos humanos de crianças e adolescentes e o marco regulatório dos estudos de impacto socioambiental serão apresentados para a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Durante o evento também serão lançadas duas publicações: “Mapeamento da Exploração Sexual nas Rodovias Federais (PRF)” e “Proteger e Responsabilizar”. Além disso, serão apresentados os dados do Disque 100 sobre o impacto de grandes obras e em cidades da Copa (SDH) e o projeto “Palavra de Policia – Outras Armas”.

A partir das 13h será realizado o Show Pela Vida contra Violência, na Esplanada dos Ministérios, com apresentações culturais de crianças e adolescentes das escolas públicas e organizações não-governamentais do Distrito Federal, entre outras atrações.

Para obter mais informações, acesse o site Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes [http://www.facabonito.com.br/].

Fonte: Fenae

Comments are closed.