Abaixo assinado não atinge quórum para convocação de assembleia

0

Foi protocolado no Sindicato dos Bancários do Pará, no dia 18 de setembro, um abaixo assinado com 138 assinaturas de associados, somente do Banpará, para convocação de assembleia geral extraordinária, a fim debater e deliberar sobre o calendário da Campanha Nacional.

Porém, de acordo com o estatuto social deste Sindicato, no artigo 11, parágrafo primeiro, alínea “b”, as Assembleias Gerais Extraordinárias realizar-se-ão em decorrência de situações ou acontecimentos especiais e só tratarão dos assuntos para as quais foram convocadas (…) e poderão ser convocadas por, no mínimo, 5% (cinco por cento) dos associados, através de abaixo assinado.

Dessa forma, tendo em vista o Sindicato dos Bancários do Pará ter hoje mais de seis mil associados, o referido abaixo assinado não atingiu o quórum necessário para convocação de assembleia geral extraordinária.

Mas independente disso, teremos assembleia nessa semana. Reforçamos à categoria que o Sindicato dos Bancários do Pará convocou para a próxima quinta-feira, dia 25 de setembro, às 19 horas, na sede da entidade sindical, em Belém, assembleia geral extraordinária para apreciar e deliberar sobre a proposta global da Fenaban apresentada na última sexta-feira (19). O Sindicato orienta pela rejeição da mesma e aprovação de GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO a partir do dia 30/09.

“Contamos com a presença de todos e todas na assembleia da próxima quinta-feira (25), para construirmos uma forte greve nacional, pois somente assim conseguiremos as vitórias que queremos em relação a salário, emprego, saúde, segurança e igualdade em todos os bancos. Vamos juntos derrotar a ganância dos banqueiros!”, convoca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Precisamos unir a categoria para derrotar os banqueiros

Estamos em um momento decisivo da nossa Campanha Nacional e de nada interessa à categoria ver suas entidades representativas sendo atacadas, insultadas ou difamadas por membros do próprio meio bancário. Mas se inverdades sobre o Sindicato são publicadas para a categoria, cabe a nós repor a verdade dos fatos.

Infelizmente a Afbepa voltou a utilizar seu blog para dizer que o Sindicato é negligente, inoperante, e o que é pior, que “a perda do Tíquete Extra se deve única e exclusivamente ao fato do Sindicato dos Bancários do Pará ter assinado o ACT 2012/2013” (Blog da Afbepa, 19 de setembro de 2014).

Queremos deixar claro, mais uma vez, que a proposta apresentada pelo banco em 2012 com a retirada do tíquete extra foi defendida, inclusive, pela presidenta da Afbepa em assembleia, e tal proposta foi aprovada pelo funcionalismo do Banpará, que naquele momento avaliou que aquela era uma proposta viável. Nesse sentido, dizer que a perda do tíquete extra é culpa exclusiva do Sindicato por ter assinado o ACT 2012/2013, é, no mínimo, covardia.

Quanto à acusação de que “ano passado, novamente, o Sindicato fez em torno de 400 trabalhadores perderem o direito à Promoção no PCS em janeiro/2015” (Blog da Afbepa, 19 de setembro de 2014), queremos esclarecer que a presidenta da Afbepa participou de todo o processo de negociação e ajudou a aprovar em assembleia a proposta do banco sobre o PCS.


Fonte: Bancários PA

Comments are closed.