Abidias: tempo dos sem e dos poucos

0

Por Cristiano Moreno*

Campanha do Sindicato pelo FORA ABIDIAS começou ainda na Campanha Nacional 2009A diretoria do Sindicato esteve na manhã de ontem, 18/02, desde cedo na porta da matriz do Banco da Amazônia, entregando panfletos para os trabalhadores do banco intitulado fim da “Era Abidias”. Assim, já é mais que possível fazer diversas inferências sobre a gestão Abidias Júnior.

Sem soluções para graves problemas na CASF; sem plano odontológico para os empregados; sem cumprimento do piso legal dos engenheiros, sem cumprimento das NR de saúde e segurança, sem ouvir os anseios dos trabalhadores do banco, os quase 06 (seis) anos da administração Abidias Júnior foi passando.

Atravessou protestos, paralisações, greves, julgamento e “enterro” do então presidente, produzindo até uma campanha do Sindicato, que mobilizou diversos funcionários, que pedia Fora Abidias; administração essa que produziu insatisfação generalizada entre os bancários do banco.

Em todo esse período, o Banco da Amazônia, pouco investiu na modernização de seu parque tecnológico, pouco contratou funcionários, e pouco valorizou seus empregados, negando até pedidos simples como a isenção de tarifas para seus funcionários.

Caso tenha havido alguns muitos nessa gestão, provavelmente também será lembrado de maneira trágica e dolorosa para nós, empregados do banco: muito assédio moral por parte da empresa e muita frustração com a diretoria da mesma.

Esperamos sim um novo momento para o funcionalismo do banco: de diálogo com o Sindicato, respeito aos direitos dos trabalhadores, transparência na gestão e, sobretudo, de solução para todos os grandes problemas crônicos que hoje enfrentamos.

O sucesso, que se espera, da nova gestão do Banco da Amazônia, depende da solução de tais problemas, pois os funcionários avaliarão a nova diretoria a partir da solução dessas questões. O Sindicato dos Bancários do Pará deseja dias melhores para todas e todos e desde já, cobramos uma resposta do novo presidente.

* Cristiano Moreno é funcionário do Banco da Amazônia, diretor do Sindicato dos Bancários do Pará e vice presidente da CIPA.

Comments are closed.