AEBA prepara empregados do Banco da Amazônia para concurso do BB

0

*Por Serginho Trindade

A AEBA – Associação dos Empregados do Banco da Amazônia – publicou no site da entidade que vai promover curso preparatório para os empregados do Banco da Amazônia saírem do Banco e irem para o Banco do Brasil, através de concurso.

Em primeiro lugar registre-se que o direito e o livre arbítrio de cada empregado do Banco em permanecer ou de seguir seu caminho profissional são sagrados seja qual for. Mas a questão é outra. Pois de princípio é uma decisão anti-ética, e de uma contradição absurda. Não há como concordar. Significa dizer que a associação favorece a opinião dos que defendem o esvaziamento do Banco e, conseqüentemente, a nossa região Amazônica. E ainda contradiz o o estatuto da entidade, que diz: CAPÍTULO I, DA ASSOCIAÇÃO E SEUS FINS – Art. 1º , inciso II – assumir a defesa dos legítimos interesses do Banco da Amazônia S.A.; V – assumir a defesa dos interesses sócio-econômicos, culturais e ecológicos da Amazônia.

É um afronta à história dos trabalhadores e trabalhadores do Banco da Amazônia, que em períodos durante o governo da era da privatização, tantas vezes, esteve no movimento que se formou com a AEBA, as entidades sindicais, a sociedade civil e as bancadas parlamentares da Amazônia, na luta pelos interesses regionais e pelo fortalecimento da única instituição financeira federal de fomento com sede na região.

É notório cada vez mais para os bancários do Banco da amazônia, que a direção da AEBA, além do interesse de ocupar espaço a qualquer preço para disputas políticas, demonstra inexperiência, falta de maturidade e não estar voltada para a solução dos problemas que aflige os empregados do Banco. A AEBA virou instrumento restrito de interesse político e pessoal do seu presidente. Assumindo um ativismo inconseqüente e irresponsável, como uma metralhadora giratória.

É lamentável, que se persistir esse direcionamento equivocado, em pouco tempo não teremos uma associação tão respeitada, construída na luta pelos empregados do Banco da Amazônia que completa hoje 25 anos de fundação.

*Serginho Trindade é vice presidente da FETEC/CUT-CN e empregado do Banco da Amazônia
Facebook.com/serginhotrindade/
Cel (91)8898-1815
E-mail: sergioltrindade@gmail.com

Comments are closed.