Agências bancárias em Belém são notificadas por desrespeito aos direitos do consumidor

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Sete bancos em Belém foram notificados pelo Procon por irregularidades em seus estabelecimentos durante fiscalização às agências bancárias da capital no período de 28 de março a 23 de abril.

Dentre as irregularidades, o não cumprimento do tempo máximo de espera dos consumidores nas filas e a não exposição do Código Nacional de Defesa do Consumidor (CDC). Mas apesar do grande número de reclamações quanto à demora no atendimento, o órgão registrou apenas uma denúncia formalizada.

“Essa longa espera é o reflexo do número reduzido de bancários nas agências. Nós defendemos a contratação de mais bancários e bancárias para que a população tenha um atendimento de qualidade. Essa situação é ainda pior nos interiores do Estado, por isso a necessidade também de mais agências no Pará. É preciso que a população também faça parte dessa luta e denuncie as irregularidades junto aos órgãos competentes”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

Lei das Filas – Para os dias considerados normais, o tempo máximo para que o cliente seja atendido é de 30 minutos. Já aqueles dias considerados ‘especiais’, ou seja, feriados ou dias que fazem parte do calendário de pagamento, o tempo de espera não pode ultrapassar 45 minutos. A agência bancária que exceder o prazo máximo de espera pode receber multas no valor de R$ 600 a R$ 1.200,00, em caso de reincidência.

Denuncie – Para entrar em contato com o Procon e denunciar situações que violam direitos do consumidor, basta ligar para o fone: (91) 3073-2805, ou então, dirigir-se ao prédio do órgão com os comprovantes do momento em que entrou na agência e o do horário em que foi atendido. O Procon fica localizado na Trav. Castelo Branco, 1029, São Braz – Belém.


Fonte: Bancários PA, com Agência Pará

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