Banco Central revela que instituições financeiras no Brasil elevam juros ao maior patamar em 13 meses

0

Números divulgados pelo Banco Central, na terça-feira (29), revelam que os bancos no Brasil elevaram em setembro a taxa média de juros para 19,5% ao ano, maior patamar desde agosto do ano passado, quando chegou a 19,6% ao ano.

Aumento maior foi registrado nas operações destinadas a pessoas físicas, cuja taxa média ficou em 25,5% ao ano, alta de 0,3% em relação a agosto e queda de 0,2% em 12 meses. Para pessoas jurídicas, o índice médio manteve-se inalterado: 14,7% de agosto, no total de 0,2% maior do que em 12 meses.

A pesquisa do BC aponta ainda que o spread bancário, diferença entre o que os bancos gastam para captar dinheiro no mercado e o quanto ganham com os empréstimos, registrou estabilidade em 11,3%. Ocorre, no entanto, que a taxa de juro cobrada pelos bancos, sobretudo na modalidade cheque especial, está entre as mais altas do mundo.

A inadimplência ficou em 3,3%, registrando aumento de 0,1%. No caso do saldo das operações de crédito do sistema financeiro, o volume chega a R$ 2,598 trilhões, representando 55,5% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB). A expansão em setembro foi de 0,8%, atingindo o patamar de 15,7% em 12 meses.


Fonte: Fenae Net

Comments are closed.