#BancoParaTodos: Dia Nacional de Luta por Emprego, Direitos e Juros Baixos

0

Neste dia Nacional de Luta por Emprego, Direitos e Juros Baixos, o Sindicato dos Bancários do Pará realizou um ato em frente a matriz do Banco da Amazônia, em Belém.

Dia Nacional de Luta por Emprego, Direitos e Juros Baixos- Matriz Banco da Amazônia – 20/06/2023

Além das pautas do dia, a principal é a defesa dos empregos públicos do Quadro de Apoio do Basa, os quais o banco tenta a todo custo demitir 144 empregadas e empregados, sendo impedido por liminar conseguida através da ação ajuizada pelo Sindicato, ou seja, há cerca de um ano a entidade conseguiu barrar essas demissões.

“Nossa luta por ‘juros baixos’ é cotidiana. A cada semana, a cada reunião do COPOM a gente tem a oportunidade de fazer a crítica e pedir essa redução de juros. Mas hoje, focamos na questão das demissões do Quadro de Apoio que por enquanto seguem com seus empregos assegurados graças a uma ação que nós ajuizamos. Seguimos nessa luta em defesa dessas empregadas e empregados públicos”, reiterou Tatiana Oliveira, presidenta do Sindicato e funcionária da Caixa.

Tatiana Oliveira, presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará – Dia Nacional de Luta por Emprego, Direitos e Juros Baixos- Matriz Banco da Amazônia – 28/06/2023

O Basa impetrou um Mandado de Segurança tentando derrubar a liminar que proíbe as demissões, porém, invés de analisar o MS do banco, o desembargador chamou as partes para uma audiência de tentativa de conciliação, ou seja, o Sindicato dos Bancários do Pará, a Associação dos Empregados do Banco da Amazônia – AEBA, e o Banco da Amazônia participarão desta audiência no dia 13 de julho, mas o SEEB segue com a firme posição de não negociar o desligamento do Quadro de Apoio.

“Já no juízo de primeira instância, embora as entidades tenham se manifestado contrariamente à possibilidade de desligamentos através de acordos individuais, o magistrado que analisou o pedido do Basa para utilizar esta modalidade de desligamento prevista na reforma trabalhista, entendeu que o banco pode adotar tal prática. A orientação das entidades, portanto, é que se alguém for procurado pelo banco, diga não para estes acordos, pois saídas individuais enfraquecem a luta coletiva da categoria”, explicou Luciano Meireles, representante do escritório Mary Cohen.

Seguimos firmes pela manutenção dos empregos e valorização dos empregados e empregadas como um todo. “A gente tá há quase dois anos nessa luta, resistindo, e não arredamos o nosso pé daqui até que tenhamos nossos direitos e empregos garantidos”, enfatizou Sérgio Trindade, diretor de comunicação da Fetec CUT Centro-Norte, diretor geral do SEEB Pará, e membro do Quadro de Apoio do Banco da Amazônia.

Sérgio Trindade, diretor geral do SEEB – Dia Nacional de Luta por Emprego, Direitos e Juros Baixos- Matriz Banco da Amazônia – 28/06/2023

Ao final do ato, o Sindicato juntou-se com o Ato da Enfermagem que pedia o pagamento do Piso da categoria que já é lei, mas segue não sendo efetivado.

Ato da Enfermagem que pedia o pagamento do Piso da categoria – Praça da República – 28/06/2023

Na atividade, tanto do Dia Nacional de Dia Nacional de Luta por Emprego, Direitos e Juros Baixos quanto no da Enfermagem, o Sindicato distribuiu fatias de bolo as e aos manifestantes, no intuito de demonstrar o “bolo” que a diretoria do Banco da Amazônia está dando no funcionalismo, querendo demitir o Quadro de Apoio.

“Pra gente esse bolo foi simbólico, pois é um ‘bolo’ que o Basa não poderia dar. Um bolo nos direitos, um bolo na democracia, um bolo nos empregos. Nós não aceitamos isso, nós somos da resistência! Nós resistiremos até o final para garantir os empregos, a subsistência, a tranquilidade dessas mães e pais de família”, finalizou Vera Paoloni, vice-presidenta do Sindicato dos Bancários, secretária Geral da CUT Pará e bancária do Banpará.

 

Dia Nacional de Luta por Emprego, Direitos e Juros Baixos- Matriz Banco da Amazônia – 20/06/2023

Seminário Nacional do Basa 2023

Estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional do Banco da Amaznia 2023. A atividade ocorrerá de forma virtual pela plataforma Zoom Meetings, no dia 01 de julho (sábado), a partir de 14h. O objetivo do Encontro é debater a conjuntura nacional e seus impactos no Ramo Financeiro e no Banco da Amazônia, além de construir agendas de lutas especificas e gerais da categoria bancária com o funcionalismo do Banco.

Preencha o formulário abaixo e garanta sua inscrição.

Fonte: Bancários Pará

Comments are closed.