Banco da Amazônia quebra Convenção e não cumpre prazo para regularizar o tíquete alimentação

0

TicketAlimentaçãoO Sindicato dos Bancários do Pará encaminhou um ofício ao senhor Walmir Pedro Rossi, presidente do Banco da Amazônia, pedindo a regularização da situação dos tíquetes alimentação com as agências em até 24 horas. O banco não disponibilizou os cartões referentes ao auxílio do novo contrato licitado com a empresa Ticket Serviço S.A., violando o pactuado assumido em uma Convenção Coletiva de Trabalho realizada em outubro de 2012.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) definiram na Convenção as medidas necessárias para que o benefício fosse normalizado. A 14ª Cláusula Auxílio Refeição do pactuado, em resumo, afirma que os bancos concederão aos seus empregados auxilio refeição no valor de R$ 19,78, sem descontos, por dia de trabalho. No parágrafo segundo, ressalta que o auxílio será concedido, antecipada e mensalmente, até o último dia útil do mês anterior ao benefício.

Mesmo com um informativo expedido pelo banco para seus funcionários, onde foi expresso que até o dia 30 de abril a situação seria regularizada, não foi respeitado o prazo. A conduta contrária ao acordo viola não somente o pacto, como também os direitos básicos do trabalhador, explica a presidente do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim, que diz ainda que se o pedido não for atendido serão tomadas medidas cabíveis ao caso. “O não cumprimento das normas pactuadas e das disposições trabalhistas vigentes prejudica os funcionários que precisam do benefício. Não só viola o pacto feito em Convenção como é um desrespeito à classe trabalhadora que tem com o tíquete um direito do trabalhador que deve ser respeitado pelo banco”, protesta .


Fonte: Bancários PA

Comments are closed.