Belém vacina contra a paralisia infantil até sexta-feira

0

Mais de 81 mil crianças já foram imunizadas contra a paralisia infantil no município de Belém. Porém, é necessário cumprir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de até 95% da cobertura. O objetivo é vacinar 108.148 crianças menores de cinco anos e combater a paralisia infantil, que é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia que acomete em geral os membros inferiores.

Atualmente, a porcentagem alcançada é de apenas 76,51%, o que equivale a 81.217 crianças.
A campanha de vacinação é realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Sesma e continua acontecendo em todas as unidades municipais de saúde até a próxima sexta-feira (6), no horário de 08h às 17 horas.

No próximo semestre, no período de 18 a 24 de agosto, haverá a segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil com o objetivo de dar continuidade ao calendário vacinal. Todas as crianças deverão tomar as duas doses da vacina.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma (Devs), Carlene Castro, a vacinação em massa contribui para a melhoria das coberturas vacinais e sensibilização da sociedade para os benefícios da imunização, por meio da educação em saúde. “Todos os pais devem ficar alertas ao calendário de vacinação de seus filhos”, ressaltou. Sobre a vacina, ela conta que os riscos de reação são praticamente nulos. “Às vezes pode aparecer diarréia. Deve-se prevenir a regurgitação até 30 minutos após a vacinação. Por isso a orientação é que as mães evitem dar de mamar aos bebês imediatamente após eles receberem a vacina”, diz.

A doença – Os sintomas iniciais da poliomielite são parecidos com os de uma gripe associada a náuseas, vômitos e dores abdominais. O vírus é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea, podendo ocasionar paralisia total, principalmente das pernas. A paralisia irreversível geralmente acomete uma em cada 200 infecções. Dessas, de 5 a 10% dos infectados morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

A ótima notícia é que o Brasil recebeu o Certificado de Eliminação da Poliomielite em 12 de dezembro de 1994, isto quer dizer que a doença no país está erradicada. Mas nem por isso deve haver descuido com a prevenção, pois não há tratamento para a poliomielite. A melhor forma de prevenir a doença é a imunização através da vacina.

Fonte: Sesma

Comments are closed.