Caravana Bancária identifica excessiva falta de funcionários no sudeste paraense

0

Começou nessa terça-feira, 19 de janeiro, mais uma Caravana do Sindicato dos Bancários pela região sudeste do Estado. A comitiva formada pela presidenta Rosalina Amorim e os dirigentes Saulo Araújo, José Maria Costa, Heider Alberto, Luiz Otávio Pereira, e o diretor da Fetec-CUT Centro Norte Ronaldo Fernandez estará em visita as agências bancárias da região até a próxima sexta-feira (22).

A primeira parada foi na cidade de Moju, onde foram percorridas as agências do Banco do Brasil, Caixa, Banpará e Bradesco. E o principal problema detectado agora foi o mesmo das caravanas anteriores em Moju:a falta de funcionários, principalmente no BB e na Caixa.

No Banpará, a reclamação foi sobre a necessidade de compensação dos dias de greve, proposta rejeitada pelo Sindicato, mas aprovada em assembleia. E no Bradesco foi cobrado a presença mais efetiva do sindicato.

Em seguida, a Caravana seguiu para Tailândia, onde foram visitadas as agências do Banco do Brasil, Caixa, Banpará, Banco da Amazônia e Bradesco.

Na única agência de banco privado da cidade a reivindicação é por mais segurança. No BB a reclamação foi em relação ao sistema de lateralidade e por mais contratações, mesma reivindicação feita pelos empregados da Caixa. No Banpará as críticas foram sobre não pagamento das horas extras e compensação das horas de greve. Já no Banco da Amazônia foi contatado além da falta de funcionários, um acúmulo excessivo de funções, com destaque para um caso grave de um representante do Amazônia Florescer, que tem executado até mesmo serviço de caixa.

Na manhã dessa quarta-feira (20) a Caravana Bancária segue para Pacajá.

“Todas as problemáticas das agências estão sendo anotadas, assim como as reivindicações da categoria, no sentido de fazermos relatórios específicos e cobrar a responsabilidade e soluções por parte dos bancos, sobretudo para essa situação de falta de funcionários, tendo em vista que não abrimos mão de condições de trabalho dignas e da qualidade de vida da categoria bancária”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“Além disso, a receptividade dos bancários e bancários tem sido muito boa, estamos fazendo distribuição de informativos e de calendários e agendas para nossos associados, e fortalecendo o Sindicato e as lutas da categoria com novas sindicalizações. Afinal, o objetivo das Caravanas é exatamente aproximar a entidade sindical de sua base e fortalecer as lutas da categoria bancária e da classe trabalhadora”, conclui a dirigente sindical.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.