Caravana Bancária visita município de Cametá

0

As Caravanas Bancárias seguem a todo vapor pelo nordeste paraense, e Cametá foi o último município a receber a visita do Sindicato, no mês de outubro, nos dias 23 e 24.

Todas as agências bancárias, públicas e privadas, foram contempladas, e houve reunião na Caixa Econômica, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e no Banpará.

Em todos os bancos foram discutidas a Campanha Salarial, o reajuste desse ano, o acordo de dois anos e a ‘reforma’ da Previdência. Os diretores ressaltaram que a Campanha do próximo ano será complicada, e lembraram a importância de fortalecer o Sindicato, seja através de sindicalizações, atualização de dados e participação das atividades sindicais, além da união.

Nos bancos públicos havia muita tensão em relação à linha política do governo e o medo da privatização era notório.

Na Caixa, foi registrada uma situação de superlotação da agência. O Sindicato notou que o quadro de funcionários estava baixo, devido à saída de algumas pessoas, demissões e transferências. Ainda assim, segundo vários clientes, aquele dia estava mais tranquilo do que o normal, e que havia dias piores.

Já no Banco do Brasil, a maior questão era a apreensão das transferências compulsórias, que foram impedidas pela liminar que o Sindicato conquistou.

“Os trabalhadores ficaram contentes com o resultado da nossa ação, e houve relatos de bancários que estavam passando por situações delicadas, com medo de que as transferências fossem efetivadas”, destacou a vice-presidenta do Sindicato e bancária da Caixa, Tatiana Oliveira.

No Banpará, foram discutidos pontos específicos do banco, como a ultratividade do acordo e a incorporação de função.

Os pontos exclusivos Santander foram os convênios, e os bancários indicaram empresas locais para que o Sindicato pudesse firmar novas parcerias.

Ademais, o Banco da Amazônia se encontrava numa situação delicada. Havia uma obra acontecendo em situações precárias, com muita sujeira, em paralelo ao expediente bancário. A informação que o Sindicato recebeu da matriz do banco foi que pelo contrato a empresa não poderia fazer aqueles procedimentos durante o atendimento ao público e que deveria providenciar a limpeza, o que não estava ocorrendo. O banco informou que resolveria a questão de imediato.

A visita ao Bradesco foi importante no quesito segurança, pois houve diversas reclamações acerca da agência que não possui porta giratória. Além disso, o quadro de funcionários se encontrava incompleto.

Por fim, em todos os bancos foram discutidas dúvidas jurídicas, e os diretores do Sindicato, Saulo Araújo e Odinéa Gonçalves, junto ao presidente, Gilmar Santos e a vice, Tatiana Oliveira, retornaram contentes pela categoria ter valorizado a luta sindical, fortalecendo o número de sindicalizações.

Leia também: Caravana Bancária percorre nordeste paraense

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.