Chapa única liderada por José Avelino é eleita para Fetec-CUT/Centro-Norte

0

Eleição ocorreu no 9º Confetec-CUT/CN realizado em Campo GrandeO 9º Confetec-CUT/CN, realizado de sexta-feira (4) a domingo (6), em Campo Grande, elegeu a nova diretoria da Fetec-CUT/CN para o próximo triênio 2014-2017. Numa manifestação de unidade dos trabalhadores do ramo financeiro da região Centro Norte, apenas uma chapa foi inscrita para a eleição. O atual presidente José Avelino foi reeleito para o cargo.

A nova direção eleita é composta por 64 membros, 15 dos quais compõem a diretoria executiva. Todos os 12 sindicatos filiados estão representados.

O secretário de Organização da CUT, Jacy Afonso, defendeu a aprovação da chapa, que é fruto da luta unificada da categoria e que “vai fazer a diferença no movimento sindical, fortalecendo a Contraf e a CUT”.

José Avelino é funcionário do Bradesco e ex-diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília. Tem longa trajetória de luta e realizou uma gestão voltada para descentralização das decisões e fortalecimento da Fetec.

Reeleito, ele agradeceu o apoio e prometeu seguir dirigindo a entidade de forma aberta e estimulando a participação e organização de todos os sindicatos filiados.

Reforma estatuária – O Congresso aprovou remeter a discussão para a próxima reunião da diretoria, que elaborará um calendário para convocar assembleia até o final do ano para realizar a reforma estatutária da Federação.

Moção contra o golpe militar – O plenário do 9º Confetec aprovou por unanimidade moção de repúdio às comemorações dos 50 anos de Golpe Militar e manifestou solidariedade às vítimas da ditadura militar. Na moção, os delegados dos 12 sindicatos filiados lembram que entidades sindicais foram invadidas e fechadas e que dirigentes foram perseguidos, presos e mortos (CLIQUE AQUI e leia).

Veja a composição da Diretoria Executiva:

Presidente – José Avelino Barreto Neto
Vice-Presidente – Sérgio Luiz Campos Trindade
Secretaria-Geral – Marly Terezinha Ferreira
Sec. Adm e Finanças – Cleiton dos Santos Silva
Sec.de Assuntos Jurídicos – Juliano Rodrigues Braga
Sec. Organização do Ramo Financeiro – Sonia Maria Rocha
Sec. de Formação Sindical – Jacy Afonso de Melo
Sec. de Imprensa e Divulgação – Jair Moraes Gomes
Sec. Relações Polít. Sindicais – Raul Lídio Pedroso Verão
Sec. Relações Institucionais – Samuel Bastos Macedo
Sec. Saúde e Cond. Trabalho – Marlene Rodrigues Dias
Sec. Política de Igualdade – Janine Lira Fontinele da S. Martins
Sec. Bancos Privados – Sebastião Tavares de Oliveira
Sec. Bancos Públicos – Andre Matias Nepomuceno
Sec. Política Socioambiental – Edson Azevedo dos Anjos Gomes

Luta contra precarização do trabalho – Na mesa de abertura, José Avelino e os presidentes dos 12 sindicatos filiados, das CUTs estaduais presentes (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Brasília) e os representantes da CUT Nacional e da Contraf-CUT foram unânimes em avaliar a conjuntura como crítica, apontando os graves ataques do empresariado aos direitos dos trabalhadores. Como exemplo, eles citaram especialmente o Projeto de Lei (PL) 4330, que promove uma reforma trabalhista, propiciando subcontratações infinitas e a precarização do trabalho.

“Tivemos vitórias contra o PL 4330 (barrado na Câmara dos Deputados por pressão dos trabalhadores), mas o deputado Sandro Mabel, autor do projeto, já mandou recado: assim que terminarem as eleições, o PL volta para pauta. Por isso, tenho dito que temos de sair de nosso cercadinho e construir a luta de classes”, disse Andrea Vasconcelos, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT e bancária de Roraima.

Outros dirigentes sindicais reforçaram a necessária luta pela regulamentação do Sistema Financeiro, pela redução da alta taxa de juros, pela urgente reforma do Sistema Político para impedir que o poder econômico influencie os processos eleitorais.

A maioria defendeu maior participação das entidades dos trabalhadores nesse ano atípico, marcado por grandes eventos e eleições gerais. É fundamental os trabalhadores se organizarem para apresentar as bandeiras de luta e o projeto de sociedade da classe trabalhadora, cobrando compromissos dos candidatos com as propostas dos trabalhadores, buscando eleger representantes realmente com vínculos com as aspirações do povo.

Sonho realizado e novos desafios – Iaci Azamor Torres, presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande, como representante da cidade anfitriã, lembrou que há três anos, após ser eleita, esteve presente ao 8º Confetec e sonhava com a filiação do seu sindicato à Fetec-CUT/CN.

“Esse sonho se realizou e estamos agora aqui em Campo Grande quando comemoraremos 55 anos de nosso sindicato. Queremos comemorar com todos vocês”, afirmou ela, convidando todos ao coquetel de aniversário da entidade e ao lançamento de publicação que resgata a história do Sindicato, realizados após a abertura.

O secretário nacional de Organização da CUT lançou ao plenário o desafio de vencer as eleições no Amazonas, onde o sindicato não é filiado à Fetec e realizar o próximo congresso naquele Estado, repetindo os acontecimentos de Campo Grande.

“Não queremos ficar na torcida, queremos disputar o jogo. Somos protagonistas da classe trabalhadora. A nossa principal tarefa é disputar a hegemonia da sociedade. Eu acredito no meu sonho. Vamos conquistar uma sociedade socialista”, concluiu Jacy Afonso.

Fonte: Fetec-CUT/CN

Comments are closed.