Circuito Bancário de Corrida de Rua volta com grande público em Belém

0

Com mais de 350 inscritos, participantes destacam o sentimento de alegria com a volta do evento, após dois anos de pandemia

A pandemia de Covid-19, que explodiu no início de 2020, mudou o cotidiano das pessoas no mundo inteiro. E com o mundo do esporte não foi diferente. Competições como a Corrida e Caminhada dos Bancários foram suspensas por 2 anos, devido aos riscos de infecção pelo vírus letal e pela falta de vacinação em todo país, o que provocou a morte de mais de 600 mil brasileiros e brasileiras, como a do ex-dirigente do Sindicato, Saulo Araújo, que era presença certa e ativa nas Corridas Bancárias, mas que faleceu em março de 2021 por um câncer potencializado por sequelas da Covid.

Porém, em 2022, com o avanço da vacinação contra Covid-19 e a diminuição da gravidade do vírus na sociedade, o 3º Circuito Bancário de Corrida de Rua pôde ser retomado pelo Sindicato dos Bancários do Pará, e com grande público. Ao raiar do sol do último domingo, dia 25 de setembro, às 6h da manhã foi dada a largada para a etapa de Belém, realizada no Parque Estadual do Utinga.

Com um percurso de 8km e mais de 350 inscritos, tanto a coordenação da competição, como os participantes profissionais e amadores, que vieram de vários municípios paraenses e de outros estados, avaliaram positivamente a retomada do Circuito, que não era realizado desde 2019.

O campeão geral masculino foi José Maria Arruda de Almeida, com o tempo de 26 minutos e 54 segundos. Entre as mulheres a campeã foi Adriana Lima Duarte, com o tempo de 34 minutos e 02 segundos.

Clique aqui para ver a lista geral de classificação

Integração entre a categoria e sociedade

“Recomendo muito participar de corrida de rua, especialmente a corrida da nossa categoria, principalmente porque é um momento em que nós podemos confraternizar com nossos colegas de trabalho”, destacou o bancário da Caixa e atleta, Rosemiro Neves, campeão geral da faixa de bancários na competição.

Superar limites, confraternizar com os colegas de banco e com o público em geral, melhorar a saúde, sentir-se bem com o corpo e com a mente, esses são alguns dos propósitos da Corrida e Caminhada Bancária, que nesta 16ª edição de Belém contou com a presença de adultos, jovens, idosos, crianças e muitas famílias que foram acompanhar os atletas.

Como foi o caso de Ênio de Oliveira, bancário do Banco do Brasil, que ressaltou a importância da presença de sua família como um incentivo maior para a prova. “É a primeira vez que venho com toda minha família para cá. Nas outras vezes eu estava solteiro, aí casei e já tem aí uns 2 anos que veio o meu filho, nessa pandemia, mas graças a Deus estamos todos aqui com saúde. Trabalho em Paragominas e vim para Belém só para participar dessa prova”, afirma.

Exemplo de superação

A bancária Lindinalva Cunha, do Banpará, veio de Abel Figueiredo apenas para participar do circuito e contou como foi a experiência de ganhar pela primeira vez a etapa de Belém: “É a primeira vez que eu participo da etapa de Belém. Porém, em Marabá eu já fui campeã cinco vezes da categoria bancária. Foi muito bom participar desse retorno da corrida, a gente estava com saudade, eu estava até parada, aí começei a treinar para participar. Esse ano eu vou participar de todo o circuito, em Belém, Santarém e Marabá, com fé em Deus. Estamos aí treinando para isso”, comemora!

Retorno pós-pandêmico

A bancária Lídia Costa, do Banco Itaú, conta a experiência de participar de sua primeira corrida, ela que começou a treinar em meados de 2021, após as aplicações das vacinas, este ano conseguiu participar da corrida e ganhar o primeiro lugar feminino da categoria. “É a primeira vez que eu estou participando do Circuito Bancário, eu comecei a correr ano passado, então quando foi esse ano eu falei ‘poxa, é um circuito muito especial, representar meu banco, correr aqui é muito importante pra mim’, e eu estou muito feliz com meu primeiro lugar, isso quer dizer que estou treinando bem, espero ano que vem estar aqui de volta mais uma vez com essa colocação, então eu vou treinar bastante.”

O diretor de esportes do Sindicato, Luiz Otávio Pereira, “É um prazer retornar com o nosso Circuito Bancário de Corrida de Rua depois de dois anos de pandemia. Nós estamos aqui nesse momento agora confraternizando, uma grande confraternização com os bancários e com toda a comunidade que participou dessa retomada do evento. Tivemos muitas perdas de pessoas para a Covid-19, muitos amigos nossos né, que sentimos muita falta nesse momento. Mas a nossa Corrida é isso aí, é uma forma de incentivar as pessoas a praticar esporte, cuidar da saúde física e mental, e fortalecer os laços de solidariedade entra a categoria bancária e a classe trabalhadora”, pontuou.

Gratidão aos patrocinadores e colaboradores

Luiz Otávio Pereira também agradeceu o apoio e empenho de todos e todas que trabalharam na infraestrutura do evento, assim como aos patrocinadores do circuito. “Sem o trabalho de toda a diretoria do Sindicato, dos nossos funcionários e demais colaboradores, e sem nossos patrocinadores e parceiros, nada disso teria acontecido. Agradeço, em nome do Sindicato, à cronometragem e serviço de inscrições da Chip Belém, ao patrocínio da Fenae/Apecef Pará, do Banco da Amazônia com o Ministério da Economia, da Cooperforte e a parceria do Banpará, que além de apoio financeiro também nos ajudaram na infraestrutura de serviços aos participantes, com massagem, alimentação, orientações de alongamento e até com serviço de fotografia digital personalizada do Circuito impressa na hora. A todas e todos, nossa gratidão!”, concluiu.

Tem mais circuito pela frente

A presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, também ressaltou a importância e o sentimento dessa volta da Corrida e Caminhada Bancária. “Nosso sentimento é de muita felicidade, gratidão pela vida, desde 2019 que não realizamos a nossa corrida, que é super tradicional para categoria. Então, a gente conseguiu organizar um evento que envolveu mais de 350 pessoas inscritas, é muita satisfação para toda diretoria realizar a corrida nesse dia”, destacou Tatiana Oliveira, que também afirma que o público pode esperar a mesma boa organização do Circuito de Belém nas etapas de Marabá (13 de novembro) e Santarém (10 de dezembro).

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.