CN2016: Cresce a greve bancária no Pará nesse 11º dia de paralisação

0

A categoria bancária no Pará resolveu nessa sexta-feira (16) demonstrar toda sua indignação com a postura da Fenaban na rodada de negociação realizada ontem (15) em São Paulo, quando os banqueiros mantiveram a postura de impor perdas salariais e abono aos trabalhadores (veja aqui), e ampliou o movimento paredista no estado. O mapa de greve de hoje aponta 408 agências de bancos públicos e privados em greve no Pará (81% das agências com atuação no estado), e em todo país são mais de 12.600 unidades bancárias na paralisação.

Em Belém os principais destaques da mobilização de hoje foram a paralisação das atividades no edifício sede da Caixa, em São Brás, e na agência Canudos do Banco do Brasil. A mobilização se manteve firme e forte nas matrizes do Banco da Amazônia e do Banpará.

O destaque negativo ficou por conta do Bradesco, Itaú e HSBC, onde houve orientação a gerentes de agências para forçar abertura de agências e divulgação de informações falsas de fim da greve, como forma de assediar os trabalhadores em greve a voltar a suas atividades. Porém, a adesão à greve nos bancos privados segue muito forte na Região Metropolitana de Belém e em todo estado.

“Vamos continuar nosso trabalho de convencimento da categoria a fortalecer a greve em todos os bancos. Não aceitaremos passivamente esse desrespeito dos banqueiros com a nossa categoria. Queremos valorização real dos nossos salários, garantia de emprego e de mais contratações, assim como mais segurança, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Por isso, chamamos os bancários e bancárias que ainda não grevaram, que venham para o movimento de greve, pois somente com a nossa luta garantiremos as conquistas nessa Campanha Nacional”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.


Fonte: Bancários PA

Comments are closed.