Curso com delegados sindicais discute conjuntura e ataques à classe trabalhadora

0

Como parte da programação em comemoração aos 83 anos do Sindicato dos Bancários do Pará, foi realizado na manhã dessa sexta-feira (25), um curso de formação para dirigentes e delegados e delegadas sindicais da região metropolitana de Belém e que discutiu a conjuntura do país e os ataques do governo ilegítimo de Michel Temer à classe trabalhadora. Para enriquecer o debate o curso contou com as palestras do professor de economia da UFPA, José Raimundo Trindade; e do dirigente da CUT Pará, Martinho Souza.

Dentre os assuntos debatidos estavam a PEC 55 (PEC do Fim do Mundo) que prevê congelamentos de investimentos em saúde, educação e assistência social por 20 anos; o PLC 30 da Terceirização em todas as áreas dos serviços públicos e privados; o projeto do (des)governo Temer de não valorização do salário mínimo; a reforma da previdência com idade mínima para aposentadoria, além dos anúncios recentes de políticas de reestruturação com fechamento de agências e redução de quadro funcional do Banco do Brasil, Caixa e Bradesco.

“O debate de conjuntura é muito necessário de ser feito com a nossa categoria, tendo em vista que nós bancários e bancárias estamos na linha de frente dos ataques do governo golpista de Michel Temer, que pretende retirar da classe trabalhadora uma série de direitos trabalhistas e que a categoria bancária é vanguarda nessas conquistas, como a Convenção Coletiva e os Acordos Coletivos de Trabalho, final de semana e férias remuneradas, 13º salário, dentre outras. É por isso que eles pretendem reestruturar os bancos públicos no sentido de precarizar aos máximo os serviços bancários, para que possam então pôr em prática a lógica das privatizações. Precisamos estar unidos e mobilizados para reagir a esses ataques e derrotar esse governo que é inimigo da classe trabalhadora”, destaca o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

ATO PÚBLICO – Durante o evento os participantes foram convocados para o ato público que ocorrerá na tarde de hoje em Belém contra a PEC 55. A atividade terá concentração na Praça da República a partir das 16 horas e também é alusivo ao Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, que ocorre sempre no dia 25 de novembro.

FESTA de 83 ANOS – Além disso, todos e todas também foram convidados para a festa dos 83 anos de lutas e conquistas do Sindicato dos Bancários, que ocorrerá logo mais às 19h, no Complexo Cultural Bancário, com coquetel e shows da Banda Xeiro Verde e Markinho e Banda.
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.