Do sonho à realidade

0

*Fábio Gian

Greve 2013 garantiu mais um ano de ganhos reais para os funcionários do Banco do BrasilRaul Seixas cantou que um sonho que se sonha junto é realidade. Excluindo-se quaisquer controvérsias morais acerca de interesses relacionados, prefiro crer naquelas que podem vir a se tornarem reais.

Digo isto porque muitas coisas ocorreram em um intervalo que não chega a 3 (três) meses. Nesse período, houve diversos eventos cuja repercussão e relevância me fazem acreditar terem sido de grande importância.

Os funcionários do Banco do Brasil no Pará comemoraram mais um ano de aumento real, além de uma mudança nos rumos do movimento que contou com um número expressivo de adesão da gerência média na greve, possibilitando a limitação de uma hora diária durante o período de compensação. Verificou-se, mais uma vez, que aqueles que fizeram o movimento, conquistaram benefícios para todos.

Encontro-ANABBAlguns dias depois, foi a vez de recebermos em nosso Estado, dois vice-presidentes da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), Fernando Amaral e Tereza Godoy, no dia 23/10. Naquela ocasião, houve diversos momentos de reunião com autoridades locais e gestores do Banco do Brasil, além de reuniões com as entidades do funcionalismo, terminando com um debate aberto ao público, à noite, cujos principais temas abordados foram CASSI, PREVI, em especial sobre o Benefício Especial Temporário (BET), ações judiciais, entre outros, com grande participação dos funcionários do banco, especialmente de colegas aposentados.

Uma semana depois recebemos em Belém o Sr. Rui Brito, aposentado do Banco do Brasil e autor de diversos estudos relacionadas a PREVI, bem como com a previdência complementar de uma forma geral, contando com grande número de participantes no auditório do banco. Este evento foi organizado pela Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Pará, AFABB-PA, tão bem presidida pelo colega José Eduardo Pontes.

62 anos da AAFBBNo início de novembro também estivemos no aniversário de 62 anos da Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil, a AAFBB, parabenizando uma associação das mais presentes no seio do funcionalismo, representada pela colega Walda Bandeira. A comemoração foi no auditório do Banco do Brasil da Presidente Vargas com grande participação de funcionários e aposentados do banco, com direito a bolo e música de parabéns.

Entrega-de-certificados-projeto-reviverJá no dia 07 de novembro foi a vez do projeto Reviver, através da Creche Betinho, realizar cerimônia de entrega de certificados de cursos profissionalizantes em parceria com a Fundação Banco do Brasil. As entidades parceiras da Creche também foram homenageadas. O auditório do Sindicato recebeu o evento que ficou cheio de crianças com seu sorriso e carinho imensuráveis, tudo mérito da diretoria do Projeto, especialmente das funcionárias aposentadas Filomena Maria e Maria de Belém, sempre envolvidas com questões sociais e com assuntos do funcionalismo. Nossos mais sinceros abraços pela dedicação em prol dessa causa.

Também neste período, tivemos a eleição para a nossa cooperativa de crédito, a COOPERFORTE, cujos associados reelegeram o colega Alberto Cunha, funcionário do BB e grande parceiro em muitos desses eventos.

JERAB-AABBE como não vivemos somente de reuniões e debates, nosso estado recebeu a segunda edição da Jornada Esportiva Regional AABB (II JERAB), promovida pela Associação Atlética Banco do Brasil de Belém (AABB), nos dias 15, 16 e 17 de novembro. Estivemos prestigiando os torneios em suas diversas modalidades esportivas, atividades que também contribuem para a saúde dos funcionários do banco. A AABB Belém atualmente é presidida pelo funcionário aposentado do Banco do Brasil, Abrão Damous.

Sindicato completou 80 anos de lutas e conquistas em 2013Já finalizando o ano de 2013, o Sindicato dos Bancários, presidido pela companheira Rosalina Amorim, comemorou seus 80 anos de fundação com uma grande festa no dia 22/11/2013 com a participação de várias entidades e convidados que fizeram e fazem parte dessa longa trajetória em noite histórica para a categoria bancária. E, no último dia 30, também participamos do jantar de confraternização da AFABB-PA, evento tradicional do funcionalismo que mais uma vez tivemos a honra de prestigiar e participar, dividindo as falas com as autoridades presentes em um sentimento real de confraternização.

A intenção aqui não é discorrer sobre todas as atividades realizadas nesse período, tampouco esgotar os assuntos que foram tratados nesses diversos momentos, mas tão somente demonstrar quantas atividades foram realizadas sobre as mais diversas pautas e que são de interesse geral do funcionalismo.

Seja em reuniões, assembleias, debates, seja em torneios esportivos ou mesmo de confraternizações é que se constroem nossas relações, envolvidas em uma grande rede na qual estamos inseridos, isto é, o mundo que pertencemos: dos funcionários e funcionárias do Banco do Brasil. Tive a honra de participar de todos esses momentos aqui citados, seja como sindicalista ou como diretor regional da ANABB, mas, principalmente, como funcionário do Banco do Brasil. Assim, estendo o convite a todos para participarem dos demais eventos que vierem a ocorrer.

Sempre que possível, quando qualquer entidade do funcionalismo convidar você para participar de uma assembleia, reunião, seminário, eleição… participe, seja pela informação valiosa que será repassada, seja pela decisão que venha ser tomada, e, se a atividade for um evento esportivo ou de confraternização, participe também, porque é importante o lazer, a prática esportiva, bem como a renovação de ideias. Assim, construímos algo real e de real interesse para todas e todos. Dessa forma, o associativismo é muito importante.

Para tornar um sonho realidade é preciso seguir alguns passos, ente eles, acreditar e ter participação ativa na construção desse sonho. Tenho certeza que todas as entidades aqui citadas tiveram dificuldades em seus primeiros anos, mas que hoje comemoram muitos anos de vida e de luta em prol dos direitos de seus associados. Seus idealizadores sonharam um dia e, hoje, comemoramos com uma confraternização ou mesmo com um debate, assembleia ou uma eleição. Também é importante que se diga que nenhuma conquista vem de graça ou aparece do nada e só ocorrem em comunidades com muita disposição de luta e participação; jamais com o isolamento.

Melhor do que sonharmos é vivermos todos esses momentos como protagonistas ativos das mudanças que nossa empresa e nossa nação precisa. Sejamos autores desse processo de transformação, passando do domínio dos sonhos para o campo da realidade com conquistas reais, participando ativamente do movimento. Espero desde já que o próximo ano seja de mais conquistas. Um bom ano de 2014 a todas e todos e um forte abraço.

Fábio Gian
Diretor suplente do Sindicato
Diretor Regional da ANABB no Pará.

Comments are closed.