Eleição para o Conselho de Administração do Banco da Amazônia: uma conquista dos trabalhadores

0

Eleição CONSAD Banco da AmazôniaNo próximo dia 1º de março os empregados e empregadas do Banco da Amazônia irão às urnas para escolher um representante da categoria para composição do Conselho de Administração do Banco (CONSAD), o que representa uma vitória da democracia conquistada através da luta dos trabalhadores bancários em todo país.

A luta dos bancários, bancárias e trabalhadores de outras categorias profissionais em defesa da participação de um representante de base nos conselhos de administração das empresas públicas foi contemplada em 2010, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou em 38 de dezembro daquele ano a Lei 12.353/10, que dispõe sobre a participação de empregados nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas e demais empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto e outras atribuições.

No Pará, desde 2007, o Sindicato dos Bancários garantiu em Acordo Coletivo a eleição de um representante dos empregados para o Conselho de Administração.

A escolha de um representante dos empregados do Banco da Amazônia se dá em um momento muito propício para o debate sobre os rumos do Banco junto a categoria, principalmente pelo fato de esta ter realizado no ano passado uma greve histórica de 77 dias onde os trabalhadores questionaram o modelo de gestão da empresa, a política de reestruturação das agências, Plano de Cargos e Salários, Plano de Saúde, Caixa de Previdência, Terceirizações, dentre várias outras questões que atingem diretamente a vida dos empregados do Banco.

Para o pleito foram inscritos 25 candidatos e candidatas. O edital da eleição prevê dois turnos: o primeiro será no dia 1º de março e, em caso de empate, o segundo turno será no dia 12 de março. A campanha eleitoral dos candidatos começa nesta sexta-feira (24).

“A escolha de um representante da categoria para o CONSAD do Banco da Amazônia é uma vitória muito importante para o fortalecimento da democracia e da organização dos trabalhadores dentro da instituição. Esperamos que a campanha dos 25 candidatos ocorra com tranquilidade e que os empregados e empregadas do Banco escolham o melhor nome para representar o conjunto dos trabalhadores dentro do Conselho de Administração”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

Confira os nomes que disputam uma vaga como representante dos trabalhadores no Conselho de Administração do Banco da Amazônia:

1. Alberto Antonio de Oliveira Soares – GESOP;
2. Albi Augusto Miranda Neves – GECON;
3. Alex dos Santos Santos – GICOM;
4. Ana Lúcia Martins Marques – GESOP;
5. Antonio dos Santos Pinheiro – AG. BELÉM CENTRO;
6. Antonio Edson da Costa Ribeiro – AG. MANAUS CENTRO (AM);
7. Antonio Ximenes Barros – GERAP;
8. Cristiano Moreno Valente dos Santos – GERHU;
9. Daniel Damasceno Cardoso – GERAT;
10. Daniel Solum Franco Maués – GSJUR;
11. Eduardo Augusto da Cunha Mendes – COMLIC;
12. Elisângela Hasse – COJUR-MT;
13. Fabrício Khoury Rebello – GEREO;
14. Hermógenes Correa da Mota – GERHU;
15. José Raul Figueira de Araújo – GEPTI;
16. José Regis Júnior – GECAR;
17. José Roberto da Costa – SUPER (AC);
18. José Valentim Mota Figueira – SECRE;
19. Lisete Maria Hortência Batista – GESUP;
20. Luciene Cordeiro Sales – GESOP;
21. Maria da Conceição Pinto Salgado – SEAUD;
22. Pedro Carvalho Gomes – SECRE;
23. Pedro Marques de Azevedo – AG. ALENQUER (PA);
24. Possídio Ferreira Camilo – GEREO;
25. Walter Silveira Franco – GSJUR.


Fonte: Bancários PA


Comments are closed.