Em respostas às calúnias: Sindicato, Contraf e Fetec chamam Afbepa para unidade da categoria na luta contra os banqueiros!

0

Companheiros do Banpará,

A rodada de negociação de hoje, dia 11 de setembro, foi transferida – em comum acordo com as partes – para amanhã (12), às 15 horas, na matriz do banco. Estaremos lá para cobrar a reivindicação das cláusulas aprovadas pela categoria.

Estão sentadas à mesa juntamente com o Sindicato dos Bancários do Pará, a Contraf-CUT, a Fetec-CUT/CN e a Afbepa. E essa união das entidades é importante, pois os trabalhadores unidos são mais fortes e o poder de mobilização é maior.

Justamente por isso, o Sindicato vem a público prestar alguns esclarecimentos para a categoria:

1 – Tomamos conhecimento que hoje (11) a presidenta da Afbepa, Sra. Kátia furtado, distribuiu um panfleto – o qual foi reproduzido no Blog da Associação – onde, fazendo o jogo dos patrões, tenta sujar a imagem, a honra e a história do nosso Sindicato, que nesse ano completa 80 anos dedicados às lutas em defesa da classe trabalhadora.

Confira na imagem abaixo, extraída nesta quarta-feira (11) do Blog da Afbepa (Clique aqui e veja), o que o referido panfleto afirma sobre o TIQUETE EXTRA:

De-forma-mentirosa-Afbepa-responsabiliza-o-Sindicato-pela-perda-do-Tíquete-Extra

Veja que ela afirma que quando chegou à reunião “O acordo já estava assinado, sob o silêncio cúmplice do sindicato, que mantinha o prejuízo dessa perda em nossas vidas”.

NÃO É VERDADE ISSO! A Afbepa, através da sua presidenta, defendeu a perda do tíquete!

2 – Veja que o acordo foi assinado no dia 17 de outubro de 2012, sendo que no Blog da Afbepa a Sra. Kátia Furtado publicou a notícia ACORDO APROVADO, PERDAS E GANHOS no dia 27 de setembro de 2012, ou seja, no dia seguinte à assembleia que encerrou a greve do ano passado no Banpará, defendeu a retirada do tíquete. Confira nas imagens abaixo (ou clique aqui e veja na íntegra) :

Afbepa-defendeu-a-aprovação-da-proposta-do-tíquete-extra-e-agora-tenta-jogar-o-ônus-para-o-Sindicato

Pedimos à Sra. Kátia Furtado que honre seu mandato junto à Associação dos Funcionários do Banpará, não jogando a Afbepa contra as demais entidades de defesa dos trabalhadores, não fazendo o jogo dos patrões, e ainda, que tenha um comportamento ético, com respeito e lealdade para com os dirigentes que estão à frente do Sindicato, da Contraf e da Fetec. Somos bancários e bancárias, e precisamos nos unir, pois nossos adversários são os banqueiros. Temos apenas um lado: o dos trabalhadores!

3 – Com relação a não participação da diretora Érica na negociação passada, também não é verdade que o sindicato tenha “baixado a cabeça”, simplesmente a diretora entendeu que naquele momento não seria estratégico tensionar, pois o importante era avançar e a situação era, no momento, um problema menor que a finalização de um acordo esperado pelos trabalhadores.

E para repor a verdade com relação à participação do advogado da Afbepa, foi a presidenta do sindicato, Rosalina Amorim, que garantiu a participação do mesmo, o que inclusive atrasou em uma hora o início das negociações, tempo que a presidenta ficou dialogando com a diretora Márcia no trabalho de convencimento para que dito advogado sentasse ao lado da presidenta da Afbepa.

O sindicato exige respeito por todos os participantes da mesa de negociação. Não vamos admitir que nossa entidade seja enlameada com mentiras e deslealdades!

O Sindicato dos Bancários do Pará, a Contraf-CUT, a Fetec Centro Norte lamentam essa postura da Afbepa, pois não constrói a unidade da categoria para avançar nas negociações das demandas dos bancários e bancárias.

Convocamos todo o funcionalismo do Banpará para lutar pela retomada do Tíquete Extra. Acreditamos na força e na mobilização dos trabalhadores para construirmos uma Campanha Nacional unitária, limpa, forte, com a participação de todos e todas.

Reforçamos o chamado aos funcionários e funcionárias do Banpará para participarem da assembleia dessa quinta-feira (12), às 19 horas, na sede do Sindicato (Rua 28 de setembro nº 1210, entre Doca e Quintino), para rejeitar a proposta da Fenaban e aprovar o indicativo de greve a partir do dia 19 de setembro, conforme orientação do Comando Nacional.

#VemPraLuta!

Comments are closed.