Encontro do Banpará aponta prioridades de luta para o funcionalismo

0

A presidência do Banpará já foi contatada pelo Sindicato para agendamento de reunião para tratar das demandas apresentadas pelo funcionalismo

Melhorar a rede de atendimento do plano de saúde Unimed/Fama no Sul, Sudeste e Oeste paraense; ampliar o credenciamento rede do tíquete alimentação Sodexo; garantir a revisão de funções das agências e ampliar a transparência nos processos de seleções internas do banco; verificar as razões das terapias holísticas não chegarem ao interior e buscar condições satisfatórias de trabalho nas agências; melhorar o sistema tecnológico do Banco e os procedimentos de segurança em casos de incêndios, assaltos e sequestros; debater com a direção do banco a redução da jornada para bancários e bancárias com filhos PCDs, neurodivergentes ou com doenças graves. Esses foram os pontos centrais de debate e de formulação de estratégias de luta durante o 15º Encontro Estadual do Banpará.

O evento realizado pelo Sindicato dos Bancários do Pará, em parceira com a Contraf-CUT e Fetec-CUT Centro Norte, ocorreu na noite dessa terça-feira 27, de forma virtual pela plataforma Zoom e reuniu bancários e bancárias de diversas regiões do estado para debater a conjuntura dentro e fora do Banpará e construir estratégias de ação para garantir melhores condições para todo o funcionalismo da instituição.

A abertura da programação foi com a leitura e aprovação do Regimento Interno do Encontro, seguida das saudações da Deputada Estadual e vice Líder do Governo na Alepa, Maria do Carmo (PT) através de vídeo; da diretora da Contraf-CUT, Rosalina Amorim; do presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton Silva; e da diretora de mulheres da CUT Pará e funcionária do Banpará, Heidiany Moreno.

O debate de conjuntura iniciado pela presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, que pautou sobre lutas gerais da classe trabalhadora, com destaque para o primeiro Encontro Estadual da Juventude realizado no dia 21 de junho, a redução da taxa de juros pelo Banco Central e a regulamentação do trabalho por aplicativos; o combate aos Projetos de Lei no Congresso Nacional que aumenta a jornada de trabalho bancário e a CGPAR que impede os PDVs nos bancos; além de agendas regionais e nacionais da categoria como a Conferência Estadual nos dias 7 e 8 de julho, a Conferência Regional Centro Norte em julho e a Conferência Nacional em agosto, além da Marcha das Margaridas e Congresso Estadual da CUT, também em agosto.

A vice-presidenta do Sindicato e funcionária do Banpará, Vera Paoloni, falou das pautas específicas do funcionalismo do Banco do Estado, que tem novas reivindicações apesar de ter o melhor Acordo Coletivo da categoria no país. Dentre elas destacou que o Sindicato já solicitou audiência com a presidência do Banpará através de ofício para tratar de dois assuntos centrais: a revisão de funções e a rede de atendimento da Unimed/Fama no Sul e Sudeste do Estado. E que o Sindicato levará os demais assuntos percebidos nas caravanas, nos encontros com delegados e delegadas sindicais e no encontro de 27 de junho.

“O Sindicato tem cobrado do Banpará a revisão de funções e que estas comecem pelas agências. Estamos cobrando isso e a não prestação de serviços da Unimed/Fama porque essas são, sem dúvidas, as pautas mais urgentes do funcionalismo do Banco do Estado e precisamos de respostas urgentes por parte da instituição”, afirma Vera Paoloni.

Ao final, a presidenta Tatiana Oliveira parabenizou a presença de todos e todas no Encontro e reforçou o convite para que o funcionalismo do Banpará participe da Conferência Estadual.

“Agradecemos e parabenizamos a participação de todas e todos nesse Encontro tão importante para construirmos coletivamente nossas estratégias de luta dentro do Banpará, no sentido de valorizar cada vez mais seu funcionalismo e fortalecer a presença desse importante banco público para o Pará e para a Amazônia. Contamos com a participação de vocês em nossa Conferência Estadual nos dias 7 e 8 de julho, aqui no Sindicato”, finalizou Tatiana Oliveira.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.