Entrega do consignado – AFBEPA assume a defesa do Governo Jatene, por quê?

0

Afbepa defende Jatene e ataca o Sindicato, por quê?O Sindicato denunciou na última quarta-feira, dia 12.12.2012, a entrega do consignado do funcionalismo público estadual para o banco privado mineiro BMG pelo governo tucano de Simão Jatene, ferindo de morte o BANPARÁ – banco público do povo paraense, e colocando em risco o emprego de centenas de funcionários, que já chegaram a apostar seus próprios salários para manter o banco de pé em 1998.

Para nossa surpresa a AFBEPA, que fora criada para a defesa do banco e de seus funcionários, ao invés de se somar à denúncia do Sindicato, tentou justificar e defender as atitudes do governador, que na prática começa a entregar mais um patrimônio público do povo paraense à iniciativa privada, patrimônio esse que deveria ser defendido com unhas e dentes pela AFBEPA.

Pior que fazer a defesa do governador, foi a AFBEPA utilizar-se de mentiras para justificar o ato privatista do tucano. Alegando que o mesmo já havia sido feito no governo da bancária e ex-diretora do Sindicato Ana Júlia Carepa. A AFBEPA se valeu de duas notas dos jornais O Liberal e Diário do Pará publicadas em outubro de 2010 e que, na época, trabalhavam de forma clara a favor da candidatura do candidato Jatene e visavam, no segundo turno das eleições de 2010, minar as chances de reeleição da então governadora Ana Júlia, que havia recuperado o banco financeiramente, instituído o tíquete-extra e recuperado PCS dos funcionários do Banpará. Na época, como faz agora, a AFBEPA embarcou alegremente na barca tucana.

É impressionante a postura da atual direção da AFBEPA ao defender o governo Jatene e atacar o Sindicato, que neste momento está cumprindo um papel que deveria ser também da própria AFBEPA, que, repetimos, foi criada para fazer a defesa do BANPARÁ enquanto banco público do povo paraense, e de seu funcionalismo.

REPONDO A VERDADE – No governo de Ana Júlia, o consignado permaneceu no BANPARÁ e as notas de jornais e no blog da AFBEPA não passaram de munição pesada em época de campanha eleitoral. Eram os tucanos e seus aliados utilizando-se de todos os meios para voltar ao Governo do Estado e continuar suas práticas neoliberais. Podemos afirmar, sem medo de errar, que a AFBEPA, por esse episódio, também é responsável pela volta dos tucanos ao Governo do Estado, onde suas políticas privatizantes e neoliberais já eram esperadas. Portanto, até que o governo tucano entregasse o consignado do funcionalismo público do estado ao BMG no último mês de novembro, essa operação permanecia privativa do BANPARÁ.

Diversos bancários do BANPARÁ ligaram para o Sindicato indignados com a postura da direção da AFBEPA que, ao invés de somar na luta em defesa do banco do povo paraense, preferiu assumir a defesa dos tucanos. Alguns relataram que nas eleições de 2010 a presidenta da AFBEPA fazia propaganda que o Sr. Jatene havia se comprometido com o fortalecimento do BANPARÁ. Agora seria o momento de a associação cobrar o prometido pelo então candidato Jatene e não de atacar o Sindicato com mentiras e leviandades.

Um bancário relatou que foi à AFBEPA para denunciar a entrega do consignado para o BMG, mas encontrou a associação fechada. Segundo relato dos vizinhos, desde as eleições para vereador e prefeito a sede da associação vive fechada.

Só temos a lamentar a postura da diretoria da AFBEPA, pois não tem sabido cumprir sua tarefa de defesa do BANPARÁ e de seus funcionários, utilizando-se até da mentira para assumir a defesa do Governo Tucano, algoz do banco público do povo paraense.

Estatuariamente, a AFBEPA poderia até questionar na justiça essa entrega de parte do mercado exclusivo do BANPARÁ para a iniciativa privada. Não faz por quê? Essa é uma pergunta que só a direção da AFBEPA poderá responder.

Sindicato dos Bancários do Pará

Comments are closed.