Com valor estimado em R$ 22,2 bilhões, o banco Itaú tem a marca mais valiosa do Brasil em 2012, segundo ranking divulgado pela consultoria Interbrand nesta quinta-feira (06).
As marcas de Bradesco e Banco do Brasil ocupam a segunda e terceira colocações do ranking, com valor estimado em R$ 15,1 bilhões e R$ 12,2 bilhões, respectivamente.
Em seguida, aparecem no levantamento Petrobrás, Skol e Natura.
O Itaú também foi líder no levantamento do ano passado, mas perdeu 8% de seu valor desde então.
Já a Petrobras, quarta na ranking deste ano, perdeu uma posição em relação a 2011. O valor estimado da marca caiu 8% desde a última análise, para R$ 10,6 bilhões.
Duas marcas estrearam no ranking deste ano: a rede de varejo Magazine Luiza, na 25ª colocação, e a empresa de tecnologia de informação Totvs, na 23ª.
A análise do valor das marcas feito pela consultoria leva em consideração fatores como resultado financeiros, influência e força da marca. Só entram no ranking companhias que publicam informações contábeis e financeiras.
Marca valiosa x exploração – Por trás do título de marca mais valiosa do país está a política de gestão exploratória da direção do Itaú. O banco expõe seus trabalhadores a precárias condições de trabalho. Além da sobrecarga de tarefas, a maioria das agências funciona com número reduzido de bancários, que são submetidos a substituições arbitrárias para outras unidades e desde o dia 26 de novembro grande parte deles teve o horário de trabalho estendido.
A medida imposta pelo banco foi motivo de protesto do Sindicato dos Bancários do Pará na última quarta-feira (5) em Belém.
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Fonte: Folha Online com edição Bancários PA