Itaú é marca brasileira mais valiosa em 2012

0

Com valor estimado em R$ 22,2 bilhões, o banco Itaú tem a marca mais valiosa do Brasil em 2012, segundo ranking divulgado pela consultoria Interbrand nesta quinta-feira (06).

As marcas de Bradesco e Banco do Brasil ocupam a segunda e terceira colocações do ranking, com valor estimado em R$ 15,1 bilhões e R$ 12,2 bilhões, respectivamente.

Em seguida, aparecem no levantamento Petrobrás, Skol e Natura.

O Itaú também foi líder no levantamento do ano passado, mas perdeu 8% de seu valor desde então.

Já a Petrobras, quarta na ranking deste ano, perdeu uma posição em relação a 2011. O valor estimado da marca caiu 8% desde a última análise, para R$ 10,6 bilhões.

Duas marcas estrearam no ranking deste ano: a rede de varejo Magazine Luiza, na 25ª colocação, e a empresa de tecnologia de informação Totvs, na 23ª.

A análise do valor das marcas feito pela consultoria leva em consideração fatores como resultado financeiros, influência e força da marca. Só entram no ranking companhias que publicam informações contábeis e financeiras.

Marca valiosa x exploração – Por trás do título de marca mais valiosa do país está a política de gestão exploratória da direção do Itaú. O banco expõe seus trabalhadores a precárias condições de trabalho. Além da sobrecarga de tarefas, a maioria das agências funciona com número reduzido de bancários, que são submetidos a substituições arbitrárias para outras unidades e desde o dia 26 de novembro grande parte deles teve o horário de trabalho estendido.

A medida imposta pelo banco foi motivo de protesto do Sindicato dos Bancários do Pará na última quarta-feira (5) em Belém.

Leia aqui a matéria sobre a manifestação

Fonte: Folha Online com edição Bancários PA

Comments are closed.