Lei das Filas é ignorada pelos banqueiros em Belém

0

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) iniciou na segunda-feira (7), a fiscalização em agências bancárias que descumprem a lei municipal n° 9.005/2013, que determina o atendimento de usuários em até 20 minutos em dias úteis e 30 minutos em casos de véspera ou pós feriados prolongados.

As sanções variam de advertência por escrito, multa e em caso de reincidência, até a suspensão do alvará de funcionamento.

O Sindicato dos Bancários do Pará apóia a iniciativa da Secon de fiscalização aos bancos que não cumprem os horários estabelecidos na lei.  Mas reafirma que a culpa das longas filas dentro e fora das agências não é do bancário.

“A culpa por essa demora no atendimento não é do bancário, e sim do banqueiro que se recusa a contratar, que fecha agências bancárias quando se tem um percentual altíssimo de reclamações de usuários do banco. O trabalhador se torna refém de um sistema que só visa o lucro” afirma o dirigente sindical, Sérgio Trindade.

Em 2014 o Sindicato se reuniu com a Secon, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado e representantes de bancos públicos e privados para debater sobre o cumprimento da Lei das Filas e foi detectado que o não cumprimento está justamente na incompatibilidade entre as normas e as demissões.

“Concordamos que a lei deve ser cumprida, mas só pode acontecer se houver bancário suficiente para atender toda a demanda de um banco. Não podemos cobrar de bancários rapidez no atendimento, quando só existe um trabalhador no seu local de trabalho. Esse é o reflexo da má vontade do banco em expandir agências e contratar mais bancários e bancárias” defende a Presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

A Entidade espera que com essa nova fiscalização o banco respeite as leis, mas que também respeite seus trabalhadores com mais contratações e abrindo mais agências bancárias, já que o numero de agências fechadas só neste ano foram de 9.258 em todo país, segundo pesquisas realizadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.