Marcha das Margaridas 2023 será lançada em Belém nesta quinta 25

0

Programação terá alvorada na escadinha do cais do porto, passeata pelo centro histórico da capital paraense e sessão especial na ALEPA

O Coletivo de Mulheres Bancárias do Sindicato dos Bancários do Pará estará presente nas atividades de lançamento da Marcha das Margaridas 2023, em Belém, que ocorre nesta quinta-feira, 25 de maio. Neste ano a mobilização chega em sua 7ª edição, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília, com o lema: “pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”.

A programação de lançamento local terá uma alvorada das margaridas com café da manhã, a partir das 6h, na Escadinha da Cais do Porto, ao lado da Estação das Docas. Às 7h30 sairá a caminhada pelo centro histórico de Belém até o Palácio Cabanagem da Assembleia Legislativa do Pará – ALEPA, onde haverá uma sessão especial às 9h sobre a Marcha das Margaridas, no Auditório João Batista, que será coordenada pelo deputado estadual Carlos Bordalo (PT). O encerramento está previsto para 11h30, com apresentação de carimbó e da música da Marcha.

A líder sindical rural Margarida Maria Alves é a principal referência da Marcha. Ela lutou pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais na Paraíba, e presidiu o Sindicato em Alagoa Grande por doze anos. O direito à terra, reforma agrária, educação, à igualdade e a defesa dos direitos trabalhistas e vida digna para trabalhadoras e trabalhadores rurais eram suas lutas, pelas quais, inclusive, Margarida foi assassinada.

“A Marcha das Margaridas é a maior ação protagonizada pelas mulheres na América Latina. É uma mobilização de mulheres do campo e da cidade com o objetivo de conquistar mais visibilidade, reconhecimento social, político, cidadania, autonomia econômica, igualdade e liberdade, bem como denunciar a exploração, o machismo, a dominação e todas as formas de violência”, explica a diretora de formação do Sindicato e secretária de mulheres da CUT Pará, Heidiany Moreno.

“A Marcha das Margaridas é uma mobilização das mulheres do campo, das águas e das florestas, que ocorre no Brasil desde o ano 2000 e que vem, ao longo de suas edições, incorporando a pauta da Agroecologia. É por meio de uma reflexão sobre o desenvolvimento conceitual que hoje a Marcha das Margaridas é reconhecida como grande ação conjunta entre as mulheres do Brasil e em toda a América Latina”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará e dirigente da Marcha Mundial de Mulheres, Tatiana Oliveira.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.