Movimento sindical se mobiliza pelo Dia em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho

0

No Brasil e em vários países do mundo, como Espanha, Portugal, Argentina Peru, Taiwan, por exemplo, o dia 28 de abril – Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho é motivo para mobilizações, atividades, seminários, denúncias e reflexões em torno dos problemas que envolvem os acidentes, as doenças e o mundo do trabalho.

De acordo com o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf/CUT, Walcir Previtale, dentre as muitas categorias profissionais existentes em nosso país, os bancários foram e continuam sendo atingidos pelas novas formas de gestão do trabalho, exigindo do bancário um ritmo de trabalho intenso, com inúmeras tarefas e responsabilidades para cumprir.

“Não bastasse tudo isso, todos os dias os trabalhadores são submetidos à avaliação individual de desempenho, mecanismo utilizado largamente por todos os bancos para medir quem bateu as metas impostas e que deixou a desejar. Somente o resultado é considerado pelos bancos, ou seja, a meta deve ser alcançada de qualquer maneira. Não há espaço de diálogo nos locais de trabalho para discutir as dificuldades de se atingir uma dada meta”, destaca Walcir Previtale.

Por tudo isso, a Contraf/CUT convoca todos a participarem das mobilizações em torno do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, dia 28 de abril. Durante esta semana, a Fenae vai divulgar informações sobre esse tema para alimentar o debate e melhorar as condições de trabalho dos bancários.

Acidentes de trabalho no Brasil

– Em 2010 foram registrados pela Previdência Social (INSS) 701.496 acidentes do trabalho
– Acidentes de Trajeto:
2009: 90.180 casos
2010: 94.789 casos

– Mortes no Trabalho:
2009: 2.560 casos
2010: 2.712 casos

 

Fonte: Fenae Net

Comments are closed.