O Pará pede socorro: caixa eletrônico do Banpará é arrombado dentro do Centro Integrado de Governo!

0

Nem caixa eletrônico no CIG foge do alvo da insegurança bancária no Pará. Situação é grave e precisa de um BASTA! Foto - Eli Pamplona - O Liberal 09.09.2013

Poderia ser mais uma notícia para o governo do Estado anotar em suas frias estatísticas sobre a insegurança bancária no Pará. Mas dessa vez o alvo dos assaltantes foi, nada mais nada menos, que o Centro Integrado de Governo (CIG), o órgão mais estratégico do Estado depois do Palácio dos Despachos do governador Simão Jatene (PSDB). Uma clara demonstração do total abandono que vive o sistema de segurança pública do Pará.

Na noite do último sábado (7), feriado da Independência do Brasil, quatro homens armados, um deles com farda da Polícia Militar, renderam o único vigilante do CIG e arrombaram o caixa eletrônico do Banpará que fica no hall do prédio, de onde levaram R$ 119 mil. A Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos, que pertence à Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) investiga o caso, mas até o momento ninguém foi preso.

Na madrugada de ontem (9), bandidos fizeram um buraco na parede da agência Ananindeua da Caixa Econômica, às margens da BR 316, na Região Metropolitana de Belém, para ter acesso ao cofre da unidade. A quantia roubada não foi revelada, e todos os criminosos conseguiram fugir.

O banco fica quase em frente a Prefeitura de Ananindeua que também já foi alvo de uma quadrilha que roubou todo o dinheiro de um caixa eletrônico há cerca de 2 anos.

Tá virando moda – Essa não é a primeira vez que um órgão público é assaltado esse ano no Pará. No dia 25 de abril, bandidos arrombaram um caixa eletrônico do Banpará no prédio da Companhia de Habitação de Belém. No dia 28 daquele mês, o alvo dos assaltantes foi o caixa eletrônico do Banco do Brasil localizado na Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua. E no dia 8 de agosto, o PAB do Banpará situado no interior da Universidade do Estado do Pará foi assaltado.

Números alarmantes – O Sindicato dos Bancários do Pará já registrou 31 casos de violência contra bancos de janeiro a setembro em 2013, sendo 23 assaltos consumados e 8 tentativas. Em 2012 e em 2011, nesse mesmo período, foram 28 casos registrados entre assaltos e tentativas. E em 2010, no início do Governo Jatene, nesse mesmo período o Sindicato registrou 18 casos de violência contra bancos, o que mostra que os números da insegurança bancária no Pará não param de crescer.

Queremos o GT de segurança – Vale lembrar que o governo Jatene, logo que tomou posse, fez questão de acabar com o Grupo de Trabalho sobre segurança bancária no Estado, do qual o Sindicato dos Bancários fazia parte e contribuiu para a construção da Lei Estadual dos Biombos, por exemplo. Naquele momento, o governo deu uma clara demonstração para a sociedade de que não queria dialogar com trabalhadores soluções para melhorar a segurança bancária no Pará.

“O resultado trágico disso é um crescimento anual da insegurança pública e bancária, onde vários colegas bancários foram vitimados em seus locais de trabalho. Nem o governo nem os bancos estão fazendo nada pela segurança pública e pela segurança bancária, e quem sofre as consequências é a sociedade paraense, que assim como o nosso Sindicato clama por compromisso e responsabilidade do Estado e dos bancos com a segurança dentro e fora dos bancos. Queremos uma resposta séria e urgente para a insegurança bancária no Pará”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Fonte: Bancários PA
Foto: Eli Pamplona (O Liberal) 

Comments are closed.