Para combater as LER/DORT, é preciso melhorar as condições de trabalho

0

ler dortNesta terça-feira, dia 28 de fevereiro, é lembrado o Dia Internacional de Conscientização sobre as Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). A intenção é difundir as causas e combater a disseminação destas doenças, que estão entre as principais responsáveis por afastamentos do trabalho.

Segundo dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), mais de 45% dos benefícios previdenciários concedidos têm como causa as LER/ DORT. Consideradas como questão de saúde pública mundial, tais doenças são símbolo do descaso das empresas no que diz respeito à integridade física e mental de seus funcionários. As lesões são acarretadas por atividades desenvolvidas diariamente no ambiente de trabalho, resultando em dor e sofrimento ao trabalhador, podendo inclusive atingir estágios irreversíveis.

Dentre as categorias mais afetadas estão os bancários, metalúrgicos, digitadores, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing, secretárias e jornalistas. Na categoria bancária, os afastamentos decorrentes das lesões são, em média, de 493 dias contra uma média nacional de 269 dias.

Para a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim, a sobrecarga de trabalho e as más condições de trabalho são fatores determinantes para os casos de LER/ DORT em meio à categoria bancária. “Os bancos trabalham com quadro pessoal reduzido para atender a uma demanda de clientes e usuários cada vez maior. Dessa forma, o excesso de exercícios repetitivos somados a condições de trabalho precárias, com mobílias de escritório inapropriadas, fazem com que as LER/ DORT sejam uma doença laboral presente no cotidiano do trabalhador bancário. Por isso, a nossa luta é por trabalho decente, com condições de trabalho decente”, afirma Rosalina Amorim.

Já a diretora de Saúde do Sindicato, Érica Fabíola, ressalta que as lesões por esforços repetitivos são quase sempre previsíveis e, mesmo assim, ainda cresce o número de casos. “Nossa missão enquanto Sindicato é lutar em defesa da saúde dos trabalhadores. Por isso, já publicou uma cartilha específica para que os trabalhadores bancários possam se prevenir contra as LER/ DORT e lutar por condições de trabalho decente, e fazemos atendimento permanente em nossa sede no sentido de orientar os colegas a superar os problemas de trabalho que afetam diretamente a sua saúde”, destaca.

> Clique aqui para ler a Cartilha de prevenção às LER/DORT do Sindicato dos Bancários do Pará.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.