População de Mosqueiro não aceita o fechamento do Banco do Brasil

0

bb-mosqueiro-ii-2“O Banco do Brasil é nosso. É do povo de Mosqueiro. Ele não pode fechar, tem que ficar”. O apelo é do senhor Pedro Barros, 76 anos, comerciante aposentado e cliente do Banco do Brasil desde a inauguração da agência na maior ilha distrital de Belém. Assim como ele, diversas pessoas, clientes e usuários, que circularam pela unidade bancária nessa quarta-feira (14), apoiaram a mobilização organizada pelo Sindicato dos Bancários e protestaram contra o fechamento da única agência do BB no local.

bb-mosqueiro-ii-4Logo cedo, os dirigentes sindicais montaram logística para mais um ato público em frente à agência do Banco do Brasil em Mosqueiro, com tenda, caixa de som, boletins informativos, camisas, faixa e adesivos. Tudo isso com o objetivo de dialogar e mobilizar a população local para fortalecer a luta da categoria bancária contra a reestruturação do Banco do Brasil em curso e contra o fechamento de agências, previstas por essa medida.

bb-mosqueiro-ii-8“A reestruturação do Banco do Brasil que o governo golpista de Michel Temer tenta impor é mais uma medida antipopular e contraria aos interesses da classe trabalhadora. Temos realizado uma intensa mobilização contra o fechamento dessa agência do Banco do Brasil aqui em Mosqueiro e, cada vez mais, a população tem percebido os prejuízos que essa medida trará e se opõem a ela. Por isso, seguiremos firmes nessa luta, até que sejamos vitoriosos no sentido de barrar esse projeto e manter essa agência do BB em funcionamento”, destaca o diretor do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil, Gilmar Santos, que mais uma vez pôde utilizar o espaço da Rádio Comunitária Praiana FM para tratar sobre esse assunto com a população mosqueirense.

Grande adesão ao abaixo-assinado

bb-mosqueiro-ii-13Outra iniciativa do Sindicato dos Bancários pelo não fechamento da agência do Banco do Brasil em Mosqueiro tem sido a circulação de um abaixo-assinado, que tem recebido grande adesão da comunidade.

“Não podemos permitir o fechamento dessa agência. Se o Banco do Brasil fizer isso será uma grande injustiça com o povo daqui, principalmente com os aposentados e pensionistas. Os idosos, de uma forma geral, serão os mais prejudicados. Essa campanha feita pelo Sindicato dos Bancários foi a melhor coisa que aconteceu em nosso favor. Eu apoio a luta dos bancários, tanto que já consegui mais de cem assinaturas nesse abaixo-assinado pelo não fechamento do Banco do Brasil aqui na ilha”, declara a senhora Sandra Silva, trabalhadora autônoma e pensionista cliente da agência há 12 anos, moradora do bairro Chapéu Virado.

bb-mosqueiro-ii-16“Hoje moro na Guiana Francesa, mas sou aqui de Mosqueiro, da comunidade do Sucurijuquara, na Baia do Sol. Meu pai é cliente dessa agência e tenho muita preocupação sobre como ficará a situação dos aposentados, dos deficientes e dos próprios funcionários daqui do banco, caso a agência seja fechada. Lá na Baia do Sol toda a comunidade é contra esse fechamento e temos apoiado a luta do Sindicato. Eu e muita gente que conheço aqui que já aderiu ao abaixo-assinado e vamos ajudar no que for possível para essa agência não fechar”, afirma a comerciante Marinez Legault.

Agenda de mobilização

bb-mosqueiro-ii-19Durante a ação de hoje os dirigentes sindicais convidaram a população para a reunião com a comunidade organizada pelo Sindicato dos Bancários em parceira com a Associação Mosqueirense de Esporte e Cultura (AMEC), que ocorrerá no próximo sábado (17), às 17 horas, na sede do MAC (Rua Camilo Salgado, em frente à sede do Canecão), e que tratará sobre as próximas mobilizações que ocorrerão para barrar o fechamento da agência do Banco do Brasil na ilha.

bb-mosqueiro-ii-7“Nessa reunião queremos organizar a ida da população de Mosqueiro para a audiência pública que ocorrerá na próxima segunda-feira (19), às 9 horas, na Assembleia Legislativa; e também queremos discutir a construção de um grande ato público no próximo dia 20, aqui em frente à agência do Banco do Brasil. Essas ações terão grande importância no sentido de sensibilizar a opinião pública e a direção do banco pelo não fechamento dessa unidade bancária que é vital para a população mosqueirense. Contamos com o apoio e participação de todos e todas”, pontua Gilmar Santos.

Além dele, o Sindicato foi representado na atividade de hoje pelas dirigentes Odinéa Gonçalves e Érica Fabíola, além dos dirigentes Sandro Mattos, José Maria Costa, Luiz Otávio Pereira, e o diretor da Fetec-CUT Centro Norte, Ronaldo Fernandes.


Fonte: Bancários PA

Comments are closed.