Por unidade para conquistar, 31º Conecef mobiliza empregados da Caixa e começa nesta sexta

0

O 31º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) começa nesta sexta-feira (12) e se estende até domingo (14). O evento será realizado no Hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP). O slogan do encontro é “Unidade para conquistar”.

A categoria do Pará está representada pela diretora do Sindicato, Tatiana OLiveira, o diretor também do Sindicato, Heider Alberto e pelos delegados e delegadas eleitos no 7º Encontro Estadual da Caixa, em Belém, Cícero Monteiro, Elena Lima, Josiana Oliveira e Rafael Cunha.

A estimativa é de que participem pouco mais de 400 delegados e pelo menos 60 observadores de todo o Brasil. O congresso é organizado pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), que por sua vez é assessorada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).

“Os bancários da Caixa tomaram para si este processo democrático, aprofundando os debates já a partir de fóruns em suas cidades e regiões. O Conecef é um momento de coroar toda essa importante construção e fortalecer a organização dos trabalhadores, já que trata das questões específicas da vida dos empregados. A partir daí é que se define a pauta a ser negociada na mesa permanente com o banco”, afirma Fabiana Matheus, coordenada da CEE/Caixa e diretora de Administração e Finanças da Fenae.

Veja os temas que estarão em debate no 31° Conecef: conjuntura, organização do movimento, Caixa 100% pública, saúde do trabalhador, condições de trabalho, condições de funcionamento das agências, Saúde Caixa, Funcef, aposentados, segurança bancária, jornada, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), isonomia, carreira, terceirização, contratação de mais empregados e programa Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP).

Fabiana adianta que as condições de trabalho estarão no centro dos debates. “Temos que questionar e fazer resistência à pressão por produtividade, à cobrança pelo cumprimento das metas abusivas, ao assédio moral e ao excesso de carga de trabalho”, ressalta a coordenadora da CEE/Caixa.

A coordenadora da CEE/Caixa lembra que uma das principais ousadias do 31º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa é a ampliação da cota de gênero. E, nesse sentido, conclama as delegações a procurarem atingir o percentual de 50% em 2015, com a manutenção do corte em 40% para quem não atingir a cota. Segundo ela, o Conecef é um dos primeiros fóruns de trabalhadores a debater a questão de gênero, sendo essa uma conquista histórica.

Mesa de abertura
O ato formal de abertura do 31º Conecef será conduzido por uma mesa composta por Roberto von der Osten (presidente da Contraf/CUT), Fabiana Matheus (coordenadora da CEE/Caixa e diretora de Administração e Finanças da Fenae) e membros da Comissão Executiva dos Empregados, Jair Pedro Ferreira (presidente da Fenae), Edgard Lima (presidente da Fenacef), um representante do Seeb/SP, um representante da CUT, CTB, Intersindical e Conlutas, além de um representante da Caixa e outro da Funcef.

Também estão previstas duas mesas redondas. A primeira terá como tema a questão da conjuntura nacional, com a participação de Luiz Nassif (jornalista econômico) e de Fernando Neiva e de Maria Rita Serrano (ambos eleitos representantes dos empregados no Conselho de Administração da Caixa). No debate sobre a Funcef, para tratar dos investimentos que mais impactaram negativamente no resultado da Fundação, assim como das medidas para reverter essa situação e o plano de equacionamento, os convidados são Maurício Marcellini Pereira (diretor de Investimentos da Funcef), Luiz Antônio Fermino (conselheiro deliberativo eleito e delegado ao 31º Conecef) e Felipe Freire de Miranda (técnico do Diesse – subseção da Fenae).

Tal como ocorreu em anos anteriores, a edição 2015 do Conecef será desvinculada do processo da campanha nacional salarial da categoria bancária, de modo a facilitar os debates acerca das especificidades dos empregados da Caixa, durante as negociações da mesa permanente. Confira a programação:

SEXTA-FEIRA – DIA 12 DE JUNHO
9h30 – Debate sobre análise de conjuntura, com o jornalista econômico Luiz Nassif. Nessa mesa, haverá a participação de Fernando Neiva e de Maria Rita Serrano, representantes dos empregados no Conselho de Administração da Caixa.
11h30 – Apresentação e defesa das teses. Foram escritas cinco: ARTBAN (Articulação Bancária da Caixa), CSD (CUT Socialista e Democrática), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Intersindical Bancária – Autonomia e Luta e MNOB/Conlutas (Movimento Nacional de Oposição Bancária).
13h – Almoço.
14h30 – Debate sobre a Funcef com Maurício Marcellini Pereira (diretor de Investimentos da Fundação), Antônio Luiz Fermino (conselheiro deliberativo eleito e delegado ao 31º Conecef) e Felipe Freire de Miranda (técnico do Dieese – subseção Fenae). Os temas dessa mesa serão os investimentos que mais impactaram negativamente no resultado do fundo de pensão dos empregados da Caixa, assim como as medidas para reverter essa situação e o plano de equacionamento.
17h30 – Regimento interno.
18h30 – Ato de abertura formal.
21h – Jantar.

SÁBADO – DIA 13 DE JUNHO
9h – Instalação e início dos trabalhos dos grupos.
Grupo 1: Saúde do trabalhador / condições de trabalho / Saúde Caixa. Grupo 2: Funcef / aposentados / Prevhab. Grupo 3: Segurança bancária / infraestrutura das unidades / terceirização. Grupo 4: Caixa 100% pública / contratação / Sipon / jornada.Grupo 5: Isonomia / carreira / GDP. O item da “Organização do Movimento” será debatido em todos os grupos.
12h30 – Almoço.
14h – Retomada dos trabalhos.
16h30 – Plenária geral: apresentação dos relatórios dos grupos.
19h – Jantar.

DOMINGO – DIA 14 DE JUNHO
9h – Plenária geral: debate sobre organização do movimento.
13h – Encerramento – almoço.

Fonte: Fenae Net

Comments are closed.