Bancários do Pará preparam Campanha Nacional 2018

0

                    Altamira

A data base da categoria bancária é somente no segundo semestre, no mês de setembro, mas os preparativos já começaram no Pará com as Pré-Conferências em Marabá e Parauapebas, no dia 12, e em Altamira e Santarém, no dia 14.

“Somos a única categoria com diversos empregadores a ter convenção coletiva nacional e, portanto, a minuta de reivindicações que é entregue à Federação Nacional dos Bancos precisa contemplar as demandas dos bancários e bancárias de cada região do país. Esse documento é construído de forma coletiva, junto com a categoria, com debates, estratégias e muita organização”, explica a vice-presidenta do Sindicato e bancária da Caixa, Tatiana Oliveira, que esteve na Pré-Conferência em Parauapebas, sudeste paraense.

                        Marabá

As Pré-Conferências são o pontapé inicial da Campanha e ocorrem nas principais cidades das regiões Sudeste e Oeste do estado. Nelas, os dirigentes sindicais apresentam aos bancários e bancárias uma análise da conjuntura do país, explicam as etapas da Campanha Nacional, para depois a categoria fazer suas sugestões.

“Cada grupo define suas prioridades conforme a realidade dos locais de trabalho que são transformadas em pauta para serem apresentadas e defendidas, pela delegação aqui eleita, na Conferência Estadual que acontece em Belém”, conta a dirigente sindical e bancária do Banpará em Marabá, Heidiany Moreno.

‘Reforma’ Trabalhista

                Parauapebas

Cada ano as Comissões de Negociação Geral e Específica enfrentam um cenário diferente nas mesas de negociação. Em 2018, os efeitos nocivos da ‘reforma’ trabalhista devem ter destaque  nas rodadas.

“A homologação sem a presença do Sindicato, como era antes, tem sido uma prática recorrente dos bancos; a terceirização tem se ampliado e atingido ferozmente os bancos públicos; esses são alguns dos péssimos exemplos e recados de que teremos uma das Campanhas Nacionais mais difíceis dos últimos anos e cabe a cada bancário e bancária o discernimento e disposição de lutar por melhores salários e condições de trabalho, e nesse ano, pela manutenção de direitos já conquistados”, destaca o presidente do Sindicato e bancário do BB, Gilmar Santos.

O bancário do Banpará em Marabá, Sales, saiu da Pré-Conferência consciente de que a luta que vem por aí não será fácil. “Foi evento muito bom para despertar os delegados e demais pessoas para a perca e para a grande luta que haverá nesse acordo. Saímos todos com a certeza que temos que ser mais unidos para assim fortalecer a base de negociação”.

 

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.