Sindicato apresenta demandas ao Superintendente da Caixa no Pará

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Em telereunião com o Superintendente Interino da Caixa no Pará, Sindicato pediu soluções para diversos problemas em todo Estado

Manhã movimentada para as entidades sindicais e para os empregados da Caixa nesta quinta-feira, 03 de fevereiro. A data foi marcada pelo Dia Nacional de Luta no Banco por saúde e condições de trabalho. E aqui no Pará, também pela primeira reunião do ano entre o Sindicato dos Bancários e o Superintendente Interino da Caixa Regional Pará, Sandro Machado, a pedido da entidade sindical para a superintendente anterior.

A reunião foi solicitada para que o Sindicato – através da sua presidenta Tatiana Oliveira e da Vice Vera Paoloni – apresentasse diversos problemas demandados pelos empregados da Caixa à sua entidade de base; e cobrasse soluções para eles, como por exemplo:

Agência São Brás

O Sindicato solicitou informações quanto ao dano estrutural ocorrido na agência São Brás, em Belém, bem como as providências para evitar riscos à segurança dos bancários, clientes e usuários da unidade. O superintendente informou que o Banco já providenciou a reparação emergencial do dano e que outras medidas seriam tomadas ao longo do dia.

Agência Cametá

No dia 26 de janeiro a população da cidade de Cametá, na região do Baixo Tocantins, que aguardava atendimento em uma fila interminável, realizou um protesto em frente a agência da Caixa, localizada na principal via da cidade. A polícia militar foi acionada e uma pessoa que vendia senhas para entrar no banco foi presa.

A manifestação popular cobrava melhorias no atendimento da Caixa, pois as longas filas se repetiam diariamente. Muitas pessoas que se deslocavam de cidades vizinhas denunciaram passar até 2 dias para conseguir uma senha de atendimento.

Foto: Divulgação

O Sindicato realizou contatos em nível local e nacional (através da CEE/Caixa) e, na reunião de hoje, o superintendente da Caixa informou que diversas ações estão sendo feitas na agência Cametá, como: deslocamento de funcionários de outras cidades para reforçar o quadro funcional da unidade; melhoria na comunicação interna da agência; e a chegada de um caminhão para funcionar como ponto de atendimento emergencial a partir da próxima segunda-feira 07/02, o que deve ocorrer pelo período de 7 a 15 dias.

Covid-19 / Influenza

As dirigentes sindicais pediram para que a superintendência da Caixa reforçasse junto aos gestores e empregados as orientações sobre o protocolo de segurança para a Covid-19 e a gripe Influenza nas unidades do banco em todo Pará, tanto no que diz respeito ao afastamento de bancários em casos positivos e suspeitos para essas doenças, quanto para as medidas preventivas como: uso de máscaras, distanciamento e utilização de demais equipamentos de proteção individual.

Além disso, também destacaram reclamações que chegaram ao Sindicato sobre a demora para a desinfecção de unidades onde houve confirmação para casos de Covid-19 ou Influenza.

O superintendente afirmou que a Caixa tem orientado seus gestores e empregados, de forma permanente, sobre os protocolos de segurança sanitária na pandemia, mas que irá reforçar sua atuação nessa orientação.

Sobre as desinfecções de unidades de trabalho, o superintendente afirmou que esse procedimento está orientado para ocorrer em até D+1, o que significa realizar a desinfecção/higienização do local e quipamentos até o dia seguinte a notificação da confirmação de caso. Ele disse não ter conhecimento sobre atrasos nesses serviços e pediu para que a superintendência seja acionada para reclamação de qualquer atraso.

Auxílio Brasil x Superlotação de agências

O Governo Federal retoma o pagamento do Auxílio Brasil no dia 11 de fevereiro e segue até o dia 26. O pagamento desse benefício gera aumento de demandas de atendimento, superlotação de agências e extrapolação de jornada, o que sempre preocupa o Sindicato dos Bancários, sobretudo nessa pandemia em que muitas bancárias e bancários estão afastados por contaminação da Covid-19.

O superintendente da Caixa no Pará afirmou na reunião com a entidade sindical que o Banco fará uma espécie de banco de empregados voluntários para atuar em situações de crise durante o pagamento do Auxílio Brasil e cobrir unidades que sofrerem grandes desfalques de pessoal nesse período. Ele também garantiu que os gestores são orientados para assegurar o registro fidedigno do ponto pelos empregados, que a necessidade de realização de hora extra deve ser autorizadas pelo gestor e devem observar o limite legal de 2h.

Saúde Caixa

O Sindicato informou na reunião que realiza tratativas nacionais para resolver um problema crucial do Saúde Caixa no Pará: a precariedade da rede de atendimento do plano em todo o Estado, em especial em Santarém e Marabá.

As dirigentes sindicais pediram o apoio da superintendência para mapear possíveis novos credenciados para atender os beneficiários do Saúde Caixa em todo Pará.

Assédio Moral

No encerramento da reunião, o Sindicato dos Bancários destacou ter recebido muitas reclamações sobre cobranças excessivas fora do horário de trabalho; e sobre a divulgação de ranqueamento de empregados, o que é proibido pelo Acordo Coletivo de Trabalho vigente na Caixa.

As dirigentes sindicais solicitaram que a superintendência reforce aos seus gestores e empregados que o Assédio Moral é uma prática vedada pela empresa; e a superintendência solicitou que a entidade sindical comunique a ela qualquer denúncia de Assédio Moral na Caixa.

 

Fonte: Bancários PA

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