Sindicato aprova decisão do CADE em acabar com exclusividade de médicos para Unimed

0

Na última quarta-feira (20) o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) firmou um acordo com 40 empresas da rede Unimed para extinguir as cláusulas de exclusividade nos contratos entre a empresa e seus médicos credenciados. A decisão, que encerra a exclusividade de médicos da operadora de saúde Unimed, deu fim a 54 casos judiciais e prevê o pagamento de R$ 10 milhões pelas companhias de saúde.

Os planos de saúde proibiam seus filiados de assinar contratos com operadoras concorrentes. A atitude desleal não só prejudica a livre concorrência como prejudica os consumidores dos planos de saúde, restringindo as opções em cada região. “Em municípios pequenos, algumas operadoras enfrentavam dificuldade para entrar no mercado. Os médicos já estavam credenciados pela Unimed. Trata-se de um estoque limitado de profissionais”, afirmou Vinicuis Carvalho, presidente do Cade.

Os litígios com a Unimed somam quase 30% dos casos que o órgão, Cade, possui hoje na Justiça. Com isso encerram-se processos que duravam mais de 20 anos e pode atuar como decisiva na melhoria da atuação das autogestões em saúde com Cassi.

O Diretor do Sindicato dos Bancários do Pará e membro do conselho de usuário da Cassi, Gilmar Santos avista uma melhoria no serviço prestado aos associados “Esse acordo demonstra que não cabe mais monopólios em nenhum seguimento da sociedade e esperamos que as outras operadoras se empenhem em melhorar o atendimento aos associados através da ampliação de suas redes credenciadas. Visto que essa decisão do Cade pode melhorar a atuação das gestoras em saúde como a Cassi, Saúde Caixa, Casf e outras”, afirma Gilmar.

Fonte: Bancários PA, com informações da Folha Online

Comments are closed.